Nos últimos dias, seis Airbus A380 foram registrados voando em círculos por horas

Divulgação – Emirates

Desde o começo de novembro, seis exemplares do maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380, foram vistos realizando uma série de voos em círculos sobre Dubai, como mostra a imagem abaixo. Alguns deles ficaram horas nesse padrão e atraíram a curiosidade dos internautas que rastreavam voos nas plataformas como o RadarBox.

As aeronaves vistas em tal procedimento tinham matrículas A6-EUU, EVQ, EVE, EEX, EOU e EVM, sendo algumas destas as mais novas da frota da empresa de Dubai.

Com alguma pesquisa, descobrimos que todo esse movimento faz parte do processo de recolocação do modelo na frota da Emirates, na medida em que a demanda por viagens vai retornando. Além disso, todos aqueles voos em círculo serviram não apenas para testar a aeronave após um longo período de armazenagem, mas também os pilotos.

Os voos, que duraram até mais de três horas, decolaram do aeroporto Dubai World Central e pousaram no Dubai International Airport, a base da companhia aérea. Entre a decolagem e o pouso, os pilotos puderam realizar uma série de ensaios de aproximação com o enorme quadrijato, como exemplifica o perfil do voo do A6-EUU, abaixo.

Ainda não se sabe ao certo quantos A380 da Emirates voltarão aos céus. A empresa possui uma frota de 118 atualmente, a maioria ainda estacionada no aeroporto Dubai World Central, e também já aposentou cinco unidades. Na semana passada, a companhia anunciou um grande processo de retrofit, por meio do qual refará a cabine de 52 superjumbos, que receberão a classe premium economy.

No final de outubro de 2021, o A380 foi recolocado na rota entre Dubai e São Paulo, após mais de um ano e meio de hiato, quando a demanda por viagens foi duramente afetada pela pandemia do coronavírus.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião em pouso por instrumentos voa na direção da torre de...

0
Um Boeing 737 da Southwest acabou arremetendo e passando muito perto da torre de controle do Aeroporto em Nova York.