Nova companhia aérea ZIPAIR já tem seu 1º avião Boeing 787 pintado

A nova companhia aérea internacional low-cost (de baixo custo) ZIPAIR já tem sua primeira aeronave pintada em suas cores, segundo imagem divulgada nesta segunda-feira, 21 de outubro, nas redes sociais.

ZIPAIR Primeiro 787 Pintado

O Boeing 787 da nova empresa de voos de longa distância, detida 100% pela tradicional Japan Airlines (JAL), é a aeronave de registro JA822J. A próxima aeronave será o JA825J.

Espera-se que o 787 retorne ao Japão em breve, já que a pintura foi feita em um centro especializado em Xiamen, na parte sul da província de Fujian, na China.

A concepção da ZIPAIR

O nome da ZIPAIR, que possui a palavra mimética “ZIP”, não tem nenhuma relação com o zíper das suas roupas ou com o ato de “zipar” (compactar) arquivos no computador. Segundo a concepção da empresa, ela expressa como uma seta voa rapidamente, em inglês, bem como também faz alusão ao “Zip Code” dos destinos, no Brasil conhecido como CEP do endereço.

ZIPAIR 787 Concepção Artística
Concepção artística do 787 da ZIPAIR em voo

Sua pintura baseia-se no mesmo branco da JAL, e a sub-cor corporativa “Trust Green” foi adicionada em uma linha ao longo de toda a fuselagem, mas tanto o nariz quanto os motores foram deixados brancos para que seja possível intercambiar peças com a frota da JAL, como o radome e as carenagens dos motores.

A ZIPAIR estará sediada no Terminal 1 do Aeroporto de Narita e começará com as duas aeronaves 787-8 arrendadas da JAL, que terão 290 assentos em seu interior. A previsão é de aumentar o número de aeronaves em duas a cada ano, visando tornar-se lucrativa em dois anos de serviço.

A título de comparação com outras companhias de baixo custo, a ZIPAIR deverá ter um interior bem mais confortável. A Jetstar Airlines, por exemplo, utiliza o mesmo modelo de aeronave com 335 assentos, enquanto a Scoot tem 329 assentos.

Nome não é novidade na aviação

O nome escolhido pela JAL para a companhia de baixo custo não é novo na aviação e muito menos em aéreas de baixo custo: em 2002 a Air Canada lançou a Zip para competir com a WestJet. A companhia operava com doze Boeings 737-200 Breguinha.

A empreitada não deu muito certo e dois anos depois a empresa foi fechada, sendo as rotas e funcionários incorporados à Air Canada.

O primeiro 787 e sua história

O JA822J foi usado pela JAL no primeiro voo da rota Narita-Boston, que entrou em serviço em 22 de abril de 2012 como a rota de lançamento do 787 na companhia. O número de assentos enquanto operando na Japan Airlines era de 186 em 2 classes (42 assentos na classe executiva e 144 assentos na econômica).

Avião Boeing 787 JAL Japan Airlines

O último voo comercial antes da mudança de pintura foi o JL70 de Ho Chi Minh, no Vietnam, para Tóquio-Haneda em 6 de setembro, e então partiu para Xiamen no dia 7, onde permaneceu até ser revelado ontem nas novas cores. Apesar de ter a aeronave já pintada, o interior ainda será remodelado após o retorno ao Japão.

Assim, a primeira rota de Tóquio-Narita para Bangkok será iniciada apenas em 14 de maio de 2020. A segunda rota, de Tóquio-Narita para Seul-Incheon, na Coréia do Sul, somente em 1 de julho de 2020. Voos para a América e a Europa estão previstos para 2021.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.