Nova empresa aérea sulamericana anuncia aquisição de aviões ATR 72

ATR 72-600 – Imagem: ATR

Em 2019, uma nova empresa aérea dava início a seu processo de certificação na América do Sul. Como acompanhamos aqui no AEROIN, a Aerovías Internacionales del Uruguay S.A., ou Avinter, fazia seu cadastro de nova companhia junto à DINACIA, a agência regulatória da aviação do Uruguai.

A crise aérea da pandemia da Covid-19 chegou pouco depois e não foram vistas novas atualizações sobre os planos da companhia, até que, em outubro de 2020, a empresa passou a publicar fotos de aeronaves ATR 72 em suas redes sociais, informando que estava em contato com a ATR para conhecer a aeronave.

Algum tempo depois, a Avinter passou a publicar imagens de um Boeing 787 e de um Airbus A320 com concepções gráficas da sua pintura, e surgiram supostos planos de rotas ligando as cidades uruguaias de Montevidéu e Punta del Este a, por exemplo, destinos domésticos no país e também internacionais no Brasil, Argentina e Colômbia, que se expandiram até mesmo para voos entre o Uruguai e Cancún, no México.

Por fim, em seu site a empresa passou a descrever que a DIGEX MRO, um dos maiores e mais conhecidos centros de manutenção aeronáutica do Brasil, localizado em São José dos Campos (SP), tornou-se parceira de negócios e concluiu sua certificação com a DINACIA para fornecer manutenção às aeronaves da uruguaia.

Mas, concretamente, apenas agora a Avinter anunciou uma encomenda de aviões. Em um comunicado em suas redes sociais no final da semana passada, a companhia descreve:

“Com grande alegria e satisfação e após intensos estudos, análises e uma árdua negociação, anunciamos que encomendamos com a empresa ítalo-francesa ATR, 10 aeronaves ATR 72-600.

“Este pedido será concluído em 3 anos. A primeira será de 4 aeronaves e as restantes serão incorporadas em um período de 2 anos, conforme a demanda.

“Nas próximas semanas serão divulgados mais detalhes.”

Apesar do anúncio da companhia aérea, até a data da publicação desta matéria a ATR ainda não se pronunciou sobre a nova encomenda de aviões. Aguardemos as próximas semanas, conforme sugerido pela Avinter.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Com 459 assentos, Airbus entrega o mais denso de todos os...

0
Apertado é o sentimento que alguns passageiros podem sentir no novo Airbus A330neo da Cebu Pacific, que é o mais denso já feito.