Nova empresa aérea tem 42% de ocupação no 1º mês, mas comemora resultados

Airbus A321neo da PLAY

Julho foi o primeiro mês operacional da nova empresa aérea PLAY, baseada no Aeroporto Internacional de Keflavík, na Islândia e, segundo a própria empresa, foi um sucesso.

A companhia relata que seu principal objetivo era iniciar a operação de forma segura e confiável, com foco na satisfação dos passageiros. Um indicador chave desse sucesso é o fato de que a PLAY teve o maior desempenho de pontualidade de todas as companhias aéreas que operaram de e para Keflavík em julho, com 96,2% de todos os voos chegando no horário.

A PLAY recebeu três aeronaves A321neo neste verão do hemisfério norte, após uma grande dedicação de suas equipes técnicas e operacionais, e essas aeronaves, registradas sob as matrículas TF-PLA, TF-PLB e TF-AEV, entraram em operação de acordo com a demanda do mercado, utilizando condições de arrendamento bastante favoráveis ​​que permitem à companhia controlar a oferta e, portanto, os custos de uma maneira muito dinâmica conforme o desenvolvimento do mercado.

Em julho, a PLAY transportou 9.899 passageiros e, com isso, teve uma taxa de ocupação média de 41,7% em seus voos. Mas, segundo a empresa, na maioria dos destinos a utilização correspondeu às expectativas, visto que é uma nova operadora, tendo iniciado a venda de bilhetes no final de maio em plena pandemia.

A companhia destaca que as expectativas foram substancialmente superadas para os destinos de lazer, uma vez que a demanda foi significativamente mais forte do que o esperado.

Mapa de rotas da PLAY, presente em seu site em 9 de agosto de 2021

Expectativas altamente positiva

A PLAY descreve que as restrições de viagens em constante mudança influenciaram, de forma prevista, as estatísticas operacionais de julho de maneira negativa. Isso foi previsto porque a pandemia da COVID-19 estava em pleno vigor quando a empresa começou a operar. No meio do mês, um novo aumento de casos na Islândia inevitavelmente reduziu uma tendência positiva na demanda que se via no mês.

Vários clientes islandeses aproveitaram os termos flexíveis da PLAY e mudaram o horário de suas viagens para uma data posterior. Para a companhia, isso significa transferência de receita e carregamento no tempo, mas não perda de receita.

Pelo lado positivo, houve muito menos pedidos de mudança de passageiros estrangeiros que chegavam ao país. Segundo a companhia, isso é significativo porque a maioria dos passageiros da PLAY estão chegando, ou seja, começando sua jornada pela Islândia.

“O objetivo de longo prazo é fazer da PLAY uma marca forte e líder na aviação, e este primeiro mês é um passo muito sólido nessa direção. Estamos orgulhosos de nossas conquistas neste ambiente desafiador, e quero agradecer à nossa equipe por seu trabalho árduo e dedicação, bem como aos nossos passageiros por viajarem com a PLAY e sua fé em nós”, afirma o CEO da companhia, Birgir Jónsson.

Informações da PLAY

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias