Nova evidência aciona alerta para reinício das buscas pelo voo desparecido MH370

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Malaysia Airlines Avião Boeing 777-200
Boeing 777 da Malaysia Airlines – Imagem: Masakatsu Ukon / CC BY-SA

Nessa semana, completaram-se sete anos desde que o voo MH370 da Malaysia Airlines desapareceu sem deixar pistas e agora há chamadas para reiniciar a investigação conforme novas evidências surgiram. Especialistas conversaram com a rede australiana Sky News sobre o que deve acontecer agora em relação à possível localização da aeronave.

Richard Godfrey usou dados de satélite e de oceanografia para determinar a área mais provável que o voo caiu – que fica a 2.000 quilômetros da costa oeste da Austrália. A área que foi identificada já foi examinada quando as investigações iniciais estavam ocorrendo, mas acredita-se que a nova tecnologia usada traga respostas porque ela conseguiu encontrar o que as pesquisas anteriores não conseguiram.

Durante uma conferência de imprensa realizada em 7 de março de 2021, organizada pelo MH370 Search Group, a descoberta de um pedaço de aeronave foi apresentada.

O item foi encontrado em Jeffrey’s Bay, na África do Sul e, de acordo com um comunicado à imprensa, é “definitivamente” parte de um spoiler interno de um Boeing 777 e é “quase certo” que do MH370 como a única aeronave desse tipo a ter caído no Oceano Índico.

O Boeing 777 desapareceu sem deixar vestígios em março de 2014, quando estava a caminho de Pequim, com 238 passageiros a bordo. Uma equipe de investigadores disse que não havia razão para suspeitar de um problema mecânico e que não havia nada que sugerisse qualquer intenção maliciosa, concluindo: “A equipe não conseguiu determinar a causa real do desaparecimento do MH370”.

Apesar dos extensos esforços de busca ao longo dos anos, destroços do avião nunca foram oficialmente encontrado.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias