Início Aeroportos

Essa é a nova obra de arte que recepciona passageiros em um aeroporto do Brasil

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Vinci Airports

Encantadora, de curvas avantajadas, quebrando paradigmas, imponente e vibrante: essas são as sensações que pretende causar a “Gordinha” que se encontra deitada próximo aos balcões de check-in do Salvador Bahia Airport, com seus 4 metros de altura.

A escultura, inspirada na obra “Salomé” da artista plástica baiana Eliana Kertész, celebra a vida das mulheres brasileiras e reflete o espírito de sua artista, que teve a vida marcada pela ousadia, política e, contra qualquer padrão estético, criou mulheres gordas e felizes.

Feita com isopor, papel machê, coberta com massa acrílica e pintada com tinta fosca, a versão em amarelo da “Gordinha”, criada para a exposição “Fartura e Abundância”, celebra também os vinte anos de criação da obra original por Eliana em 2001. A artista, que faleceu em 2017, deixou um importante legado para Salvador, cidade em que atuou também como vereadora.

Uma das suas obras mais famosas, o monumento “Meninas do Brasil, é um ponto turístico conhecido na capital da Bahia. As estatuetas ficaram popularmente conhecidas como “Gordinhas de Ondina”, e estão expostas na rua Adhemar de Barros, no bairro de Ondina.   

“Além de ser uma artista icônica na cidade, Eliana Kertész suscita discussões relevantes e atuais para a sociedade. Ter uma destas peças no terminal é uma forma de homenagearmos as mulheres também. É muito simbólico abrirmos as portas do terminal para receber uma peça como esta, tendo em vista o conceito de sense of place, muito presente na filosofia da VINCI Airports, e que valoriza exatamente a presença de elementos locais marcantes no nosso terminal”, avalia Daniela Franco, gerente de Comunicação do Salvador Bahia Airport.

Imagem: Vinci Airports

A Montagem

A “Gordinha”, que mede aproximadamente 4 metros de altura por outros 4,5 metros de largura, levou três dias para ser montada. A peça foi uma das atrações principais da exposição “Fartura e Abundância”, realizada entre o fim de 2019 e o início de 2020 no Palacete das Artes, na capital.  

Outras obras no Aeroporto 

A peça inspirada na obra de Eliana Kertész que chega ao terminal soma-se a outras criações que já encantam quem passa pelos corredores do Aeroporto de Salvador, valorizando a cultura e a história local.  

Desde dezembro, a obra “Manifestações Culturais”, de Carybé, entrou em exibição permanente na área de pré-embarque, destacando a riqueza cultural da Bahia de um jeito que só mesmo a arte é capaz de fazer. 

Peças do artista plástico Elano Passos e fotos de Will Recarey também são mais motivos de contemplação para quem acessa a área restrita, na ligação entre os píers norte e sul.

Informações são da Vinci Airports

Sair da versão mobile