Nova tecnologia permite que assentos de avião monitorem saúde dos pilotos

Com sua mais recente inovação chamada de ‘Avital’, a empresa alemã especializada em produção, manutenção e revisão de interiores de aeronaves, a ACM Aerospace, está estabelecendo novos padrões em termos de segurança para pessoas a bordo. 

Ilustração da poltrona com a nova tecnologia – Imagem: ACM Aerospace

Sua nova tecnologia em forma de sensor, embutido diretamente nas poltronas, possibilita registros do eletrocardiograma dos ocupantes sem a necessidade de cabos e sem contato com a pele, como é normalmente feito este tipo de coleta de dados. A empresa utiliza a mais alta resolução médica.

Resposta rápida a emergências

Os parâmetros vitais humanos são medidos assim que o assento equipado com sensores Avital é usado. Os valores correspondentes são comparados ao vivo com um dos maiores bancos de dados médicos para obter os melhores resultados de análise. Isso significa que as emergências de saúde podem ser atendidas o mais rápido possível. 

Além disso, o assistente de fadiga Avital avisa os usuários, por exemplo, os pilotos, se ocorrerem sintomas como exaustão ou diminuição da concentração. A partir disso, uma pessoa ou um ponto terrestre é solicitado a tomar medidas defensivas.

Os dados obtidos desta forma também permitem uma análise de longo prazo, ou seja, o estado de saúde é registrado e monitorado por um longo período de tempo. “Assim que ocorrem anormalidades, os exames médicos podem ser iniciados em um estágio inicial e doenças graves podem ser evitadas”, explica o diretor administrativo da ACM Aerospace Roger Hohl.

Sensores capacitivos fornecem os resultados

A tecnologia da Avital consiste em sensores têxteis capacitivos que são incorporados diretamente sob o tecido do encosto e do assento. Desta forma, a frequência cardíaca, a variabilidade da frequência cardíaca, a frequência respiratória e outros parâmetros deriváveis ​​podem ser determinados.

A novidade pode ser usada de várias maneiras: assentos de piloto e passageiro em aviões e helicópteros, na aviação de resgate e viagens espaciais ou como um display no sistema de entretenimento a bordo como informação para o passageiro. 

“A gama de aplicações é muito diversa e fácil de usar. Com esta inovação, temos a certeza de que a aviação será muito mais segura em todos os aspectos e para todos os ocupantes: tripulação e passageiros!” Conclue Roger Hohl, Diretor Executivo da ACM.

Com informações da ACM Aerospace

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Cinco países assinam carta conjunta sobre o 7º aniversário da queda...

0
Cinco ministros de relações exteriores de países com ligações com o voo MH17 da Malaysia Airlines, derrubado por um míssil