Início Empresas Aéreas Um novo A320neo da LATAM Brasil emerge da fábrica da Airbus após...

Um novo A320neo da LATAM Brasil emerge da fábrica da Airbus após meses

Fazia tempo que um Airbus A320neo novinho em folha da Latam Brasil não emergia da fábrica da Airbus em Toulouse, na França. No entanto, uma foto compartilhada pelo spotter local Tobias Gudat, mostra que isso novamente aconteceu ontem (22), após meses.

Que avião é esse

O avião em questão é o A320neo cujo número de construção é 9593 e será registrado no Brasil como PR-XBG, conforme consta da reserva de novas matrículas no Registro Aeronáutico Brasileiro. Ele ainda está sem os motores e a data para chegada em nosso país não está definida, embora haja dúvidas, inclusive, sobre a vinda da aeronave num momento de crise intensa na Latam.

Lembrando que o leasing de uma aeronave tão nova é muito mais custoso do que o de uma aeronave mais antiga, embora ele seja mais econômico. No entanto, a empresa não busca escala nesse momento, mas sim preservar caixa e um leasing mais caro pode causar mais dano do que ajudar.

Devoluções de aeronaves na Latam

Após entrar em recuperação judicial, a Latam iniciou um burocrático processo de renegociação de contratos de leasing para 129 aeronaves, a fim de proteger ambas as partes no processo de reestruturação. Além dos 129 supracitados, ainda há outras 19 aeronaves sendo preparadas para devolução, segundo informações recentes.

Some-se a isso o fato de a recuperação da demanda por viagens estar muito mais lenta do que antes da crise e, portanto, a empresa também anunciou que está com uma redundância de pessoal – pilotos e comissários – da ordem de 34% a 40%.

Portanto, é certo que, no curto prazo, a frota da empresa diminuirá de tamanho, embora ainda seja prematuro dizer quantos aviões serão efetivamente devolvidos. A empresa também não divulgou essa informação até o momento.

Sair da versão mobile