Novo A321neo da TAP com pintura retrô faz seu voo inaugural

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A companhia aérea portuguesa TAP espera em breve a entrega de seu novo Airbus A321neo, que ganhou uma pintura retrô e agora realizou seu primeiro voo no aeroporto de Hamburg Finkenwerder.

O A321-251NX das imagens acima está atualmente registrado como D-AZAO e, de acordo com informações do Planespotters, irá receber o registro CS-TJR quando for entregue. Dados do FlightRadar24 mostram que o voo inaugural foi cumprido no último dia 7 de outubro, com quase 3 horas de duração. O esquema de cores é igual ao que a TAP estampava seus aviões nos anos 60.

O Airbus A321neo é uma aeronave narrowbody (apenas 1 corredor em seu interior), porém a maior da família A320, sendo ideal para fazer voos de longa distância no lugar dos aviões maiores, chamados de widebody (2 corredores em seu interior), nas rotas de menor demanda, conseguindo assim tornar viável a operação.

A configuração da nova aeronave pode variar de acordo com a rota que será utilizada. Segundo a Airways Magazine, a companhia portuguesa pode aproveitar seus A321neo de formas diferentes: algumas aeronaves podem vir configuradas com 16 assentos de business class e 155 assentos de econômica, e outras com 221 assentos somente de classe econômica.

Essa aeronave é parte do pedido assinado pela aérea à Airbus ainda em novembro de 2015, quando a companhia solicitou 14 aviões A330-900neo e 39 aviões da família A320neo que incluem A319neo, A320neo e o A321neo.

O último A321 recebido pela TAP foi entregue em julho de 2020 sob a matrícula CS-TXF e foi a terceira aeronave recebida pela companhia só nesse ano.

TAP se expande mesmo com a pandemia

Quem acompanha de perto o crescimento da empresa não se surpreende de ver a TAP recebendo mais um A321neo, que deve ser entregue ainda em 2020, mesmo durante a pandemia. Mês passado foi anunciado que a TAP está lançando novas rotas para a temporada de verão de 2021, incluindo mudanças de rotas.

Os novos destinos incluem Ibiza e Fuerteventura na Espanha, Zagreb na Croácia, Oujda em Marrocos, e Djerba e Monastir na Tunísia. A TAP anunciou ainda que os voos de Lisboa para Cancun, Cape Town, Agadir e Santiago de Compostela, previstos para serem inaugurados em 2020, terão o início de suas operações em 2021.

Outro indicativo que a empresa está crescendo, mesmo durante a crise da pandemia, foram as estreias de operação entre Lisboa e Montreal, e entre Açores e Boston em julho de 2020.

Todo esse crescimento da companhia aérea portuguesa, aumentando sua frota e lançando novas operações, mesmo durante uma das maiores crises da história do segmento, com certeza chama a atenção do mercado para ver quais serão as estratégias adotadas pela empresa para se adaptar ao novo normal.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Claudio Brito
Apaixonado por aviação desde o berço como filho de comissário de bordo, realizou o sonho de criança se tornando comissário em 2011 e leva a experiência de quase 10 anos no mercado da aviação. Formado Trainer em Programação Neurolinguística, conseguiu unir suas duas paixões, comunicação e aviação.

Veja outras histórias