Novo avião de caça Gripen da FAB é visto taxiando pelas ruas de Navegantes (SC)

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O Gripen chegou ao Brasil no último domingo (20). Na madrugada desta terça-feira (22), ele deixou o porto de Navegantes (SC), rebocado por via terrestre, até o aeroporto da cidade. No local, a aeronave passará por verificações técnicas antes de alçar voo.

Segue para Gavião Peixoto

Depois disso, será preparada para um voo de traslado no dia 25 de setembro (previsto) rumo a Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, onde está uma das plantas industriais da Embraer, no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center).

Apresentação Oficial

Por sua vez, a apresentação oficial da aeronave para a nação brasileira tem previsão de acontecer em uma cerimônia especial alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, em 23 de outubro, na cidade de Brasília (DF), com presença de autoridades e da imprensa.

A forma como ocorrerá essa apresentação ainda não foi anunciada, mas é óbvio que todo o Brasil espera uma exibição em voo, para que veja o novo caça em ação.

A primeira e as próximas

Essa primeira aeronave F-39E Gripen unidade será empregada nas atividades de desenvolvimento conjunto a serem realizadas no parque industrial brasileiro, por cooperação entre a Saab e as empresas nacionais selecionadas como beneficiárias no programa de transferência de tecnologia (offset), como a Embraer, por exemplo.

O primeiro caça estará equipado com instrumentos para a realização da campanha de testes no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center), em Gavião Peixoto (SP). Futuramente, ao final do desenvolvimento da versão monoposto, essa unidade vai ser incorporada à frota da FAB.

Por ser uma aeronave em fase de testes, sua operação deve ser executada em ambientes controlados, sempre buscando a máxima segurança do piloto e da máquina. Os voos de testes na Suécia foram iniciados a partir de agosto de 2019 e, recentemente, o mesmo avião decolou pela primeira vez comandado por um oficial da FAB, o Major Aviador Cristiano de Oliveira Peres.

As primeiras aeronaves em condições de serem utilizadas em operações de Força Aérea têm previsão de serem entregues para o Comando da Aeronáutica ao final de 2021.

São 36 jatos encomendados, que serão empregada na defesa e manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro, em substituição aos antigos F-5.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Passageiros no GRU Airport confessaram o que faziam com as roupas...

0
Quando policiais federais entrevistaram dois homens que viajariam juntos para a França, desconfiaram das respostas que eles deram no decorrer