Novo Boeing 737 MAX 10 faz testes de taxiamento rápido e se aproxima do voo inaugural

Após sair do “ninho” há um ano para realizar seu primeiro teste de taxiamento, o protótipo do Boeing 737 MAX 10, o maior 737 já construído pela fabricante americana, está próximo de realizar seu voo inaugural.

Conforme relatou essa semana a Reuters, o novíssimo modelo da Boeing realizou testes de taxiamento em alta velocidade no último dia 20 de maio, nas instalações da fabricante americana em Renton, aproximando-se cada vez mais do seu primeiro voo, que, segundo a Boeing, acontecerá nos próximos dias.

Dados obtidos através da plataforma do RadarBox mostram a movimentação do MAX 10 registrado sob a matrícula N27751 na sede da Boeing em Renton. No registro é possível observar que a aeronave atinge cerca de 81 nós (pouco mais de 150 km/h) na pista, nos testes que duraram por volta de quatro horas.

Imagem: RadarBox

A brasileira GOL tem uma encomenda de cerca de 30 aeronaves do modelo, enquanto que a americana United será a maior operadora – por enquanto – com 100 na fila de espera. Os MAX 10 devem começar a chegar para a GOL em 2024.

Algumas características

O 737 MAX 10 é a maior aeronave da família MAX. Ele é equipado com os mais recentes motores CFM International LEAP-1B, conta com “winglets” de tecnologia avançada e um novo sistema de trem de pouso.

Por dentro, será equipado com o Boeing Sky Interior e outros recursos projetados para oferecer a melhor experiência de voo possível.

Com 43,8 metros de comprimento, o MAX 10 é pouco mais de quatro metros maior do que o MAX 8, que tem 39,52 metros. Todas as aeronaves da família MAX têm a mesma envergadura – 35,56 metros.

Sua capacidade é a maior da família, para até 230 passageiros, dependendo da configuração da cabine, embora seu alcance seja o menor dentre os quatro modelos do MAX, podendo voar até 6.110 quilômetros. Em comparação, o MAX 7, que é menor e mais leve, pode voar até 7.130 quilômetros.

Saiba mais sobre o Boeing 737 MAX 10:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Está entregue o último avião 747-8F da maior operadora do modelo...

0
A contagem para o fim da produção de um dos mais longevos e bem sucedidos projetos da história da aviação, a família Boeing 747, avançou.