Novo caça Gripen já está na costa fluminense e será entregue no fim de semana

O novo caça da Força Aérea Brasileira será entregue neste final de semana e já está na costa do Brasil, próximo à Cidade do Rio de Janeiro.

© SAAB

O Gripen NG é a nova geração de caças da fabricante sueca SAAB e foi escolhido pela FAB para substituir o já cansado Northrop F-5E Tiger II, de fabricação americana, que está a 45 anos na força.

São 36 encomendados, com a expectativa de mais unidades no futuro. A unidade que está chegando no Brasil é um Gripen E, de um lugar (monoplace) e que foi fabricado na Suécia e colocado num navio para sua entrega.

Designado F-39E na FAB, a unidade será empregada nas atividades de desenvolvimento conjunto a serem realizadas no parque industrial brasileiro, por cooperação entre a SAAB e as empresas nacionais selecionadas como beneficiárias no programa de transferência de tecnologia (offset).

O jato saiu de Norrköping, na Suécia, no primeiro dia de setembro e chegará no porto de Navegantes na manhã do dia 20, domingo próximo. Você pode acompanhar o trajeto pelo site MarineTraffic clicando aqui.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Embraer da Azul tem escorregadeira ativada e atinge caminhão em Manaus

0
Um jato Embraer da Azul Linhas Aéreas acabou tendo sua escorregadeira de emergência ativada e atingiu um caminhão em Manaus.