Novo caça Gripen já embarcou de navio para o Brasil, veja como acompanhar

© SAAB

A mais nova geração da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira está a caminho: é o novo jato F-39 Gripen NG, que já embarcou rumo ao Brasil. O caça, que será o substituto definitivo dos já cansados Northrop F-5E Tiger, que foram recebidos 45 anos atrás e ainda voam pela FAB, deve demorar 20 dias para chegar na nova casa.

Este jato, de matrícula FAB4100, é a versão de um lugar (monoplace) do SAAB JAS-39 Gripen NG, ou simplesmente F-39E Gripen na FAB. O jato fez seu último voo antes do embarque dia 20 e com um aviador brasileiro, como destacamos anteriormente.

Trajeto via Navio

Logo após o voo de teste, o caça foi desmontado parcialmente e colocado num contêiner a bordo do navio Elke, de bandeira de Antígua e Barbuda, tendo zarpado do porto de Norrköping, na Suécia, na data de ontem (1º de setembro), rumo ao Porto de Itajaí em Santa Catarina.

Como falamos aqui, o caça seguirá de navio provavelmente por não estar certificado ainda e por não contar ainda com uma sonda para reabastecimento em voo, que podem ser fatores complicantes na travessia do Atlântico. Por causa disto, irá desembarcar em Itajaí, de onde segue pelas ruas de Navegantes até o aeroporto da cidade, sendo remontado e partindo finalmente para a Embraer em Gavião Peixoto, no interior paulista.

A informação do deslocamento do navio foi divulgada pelo Brigadeiro Baptista Júnior, Comandante-Geral de Apoio (Logística) da FAB. É possível acompanhar o navio pelo site MarineTraffic clicando aqui, este site é similar ao aplicativo de rastreamento de voos FlightRadar24.

Do ponto registrado na meia-noite (de terça para quarta) até o Porto de Itajaí, ainda restam 5.525 milhas náuticas (10.232km). Contando com sua velocidade atual de 12 nós (22km/h), o navio deve chegar na tarde do dia 21 de setembro, quatro dias antes de fazer seu primeiro voo em território nacional.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias