Novo cliente Embraer, Myanmar Airways recebe primeiro E190 em agosto

Apesar da suspensão de voos ainda estar vigente, a Myanmar Airways International (MAI) persegue seu plano de negócios original, que prevê a expansão de sua frota e da rede internacional de e para Mianmar.

“Nós vemos uma queda de 20% a 30% na demanda, mas acreditamos que o mercado de viagens e turismo se adaptará ao novo normal assim que a restrição de viagens for removida ou relaxada”, disse Tanes Kumar, diretor comercial da MAI.

Com isso, segundo o MM Times, a MAI recebeu um Airbus A319 na semana passada, vindo de uma empresa da Rússia, elevando a atual frota de aeronaves Airbus para quatro. Antes do final do ano, a companhia espera receber mais quatro aeronaves da família A320, disse Kumar.

Além disso, a MAI também possui uma frota de oito aeronaves ATR operadas localmente por sua companhia aérea irmã, a Air KBZ, e espera introduzir quatro aviões Embraer E190-E1 usados ​​até agosto, os quais serão implantados em rotas domésticas. Há planos de adicionar outras quatro aeronaves da Embraer no próximo ano, elevando a frota total de aeronaves para 24.

“Isso está de acordo com nosso plano original de expansão de frota e rede antes do COVID-19, que posicionaria a MAI como a maior transportadora de Mianmar, forneceria mais opções de voos para o mercado do país, posicionando-o como um destino para o turismo internacional”, disse Kumar.

Atualmente, a MAI opera voos internacionais para Cingapura, Tailândia, China, Coreia, Índia e Taiwan a partir de Yangon e Mandalay. 

Existem cinco companhias aéreas locais em Mianmar, a maioria das quais começou a retomar os voos no final de maio, apesar da queda no número de passageiros. Importante também não confundir a MAI com a Myanmar Airlines (ou Myanma), que já opera aeronaves Embraer.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião clonado faz pouso em fazenda de Minas Gerais e piloto...

0
Nesta quarta-feira um avião Cessna P210 fez um pouso numa fazenda no Centro-Oeste de Minas Gerais, mas o piloto não foi encontrado.