Com novo iPhone 11, foto noturna em avião vira dia com luz da lua

O editor de um grande site de dicas de viagem divulgou em rede social uma impressionante imagem noturna capturada com o iPhone 11 no novo “Night Mode” (Modo Noturno) da câmera do celular.

Apesar de parecer que tudo está claro com se fosse dia, a foto foi feita em um voo noturno sobre a região montanhosa e congelada do extremo Norte do globo terrestre.

Zach Honig afirmou “Mais uma mágica do Night Mode do iPhone 11”, ao publicar a foto feita durante um voo a bordo da companhia aérea Alaska Airlines. E completou: “isso não é o sol – é a lua!”

iPhone 11 Night Mode Foto Zach Honig Noturno
Imagem: Zach Honig

O modo noturno da câmera do iPhone 11 tem sido muito elogiado pela qualidade das imagens. Geralmente fotos noturnas de celulares apresentam grande granulação (ruído, em termos técnicos). Isso por conta da compensação que é feita automaticamente com o ISO da câmera, para que seja possível capturar mais iluminação na condição de pouca luz.

Mas a Apple parece ter acertado bem na qualidade do novo modelo, que tem gerado belas imagens noturnas. Veja o exemplo comparativo.

Foto noturna Night Mode iPhone 11 Apple
Comparação entre foto normal e foto no modo noturno do iPhone 11

Mas, segundo o 9to5Mac, o modo noturno não é algo que você simplesmente escolhe deslizando um dedo no aplicativo da Câmera do iPhone 11 ou iPhone 11 Pro, como faz para escolher modo Foto, Vídeo, Retrato, etc. Em vez disso, ele foi projetado para funcionar automaticamente.

No entanto, existe uma maneira de usar o recurso manualmente.

Desde que o iPhone detecte níveis de luz médios a baixos na foto, um ícone surgirá na tela e você poderá aproveitar de forma mais profunda o modo noturno nos sistemas de câmera iPhone 11 e 11 Pro, fazendo da seguinte forma:

  1. Com o aplicativo Câmera aberto, procurar o ícone da lua no canto superior esquerdo (canto superior direito na orientação paisagem);
  2. Se o ícone estiver acinzentado, está disponível para uso, mas não ativado automaticamente;
  3. Se estiver amarelo, o modo noturno será ativado automaticamente;
  4. Toque no ícone da lua para ajustar manualmente o tempo de exposição;
  5. Mantenha o iPhone o mais imóvel possível durante a captura no modo noturno (o ícone da lua incluirá quanto tempo de exposição será usado para cada captura, uma contagem regressiva aparecerá logo acima do botão do obturador).

Se você vir a lua cinza ou amarela, poderá optar por ajustar manualmente a exposição da foto no modo noturno. No entanto, lembre-se de que o ícone cinza ou amarelo da lua só será exibido se a câmera capturar pouca ou média luz no ambiente ao redor. Não há como ativá-lo manualmente, se ele não captar pouca luz.

Veja na imagem a seguir os detalhes do processo:

iPhone 11 Night Mode Modo Noturno

Como mostrado acima, amarelo significa que o modo noturno é ativado automaticamente para a foto que você está prestes a tirar. Cinza significa que é acessível manualmente, mas não é ativado automaticamente.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.