Novo jato da Embraer recebe aprovação de Europa e EUA – galeria de imagens

Embraer Praetor 500 Cabine Passageiros

A Embraer anuncia que seu mais novo jato executivo, o Praetor 500, da categoria de jatos médios, recebeu certificação das agências regulatórias da Europa (European Union Aviation Safety Agency – EASA) e dos Estados Unidos (Federal Aviation Administration – FAA).

O novo modelo recebeu certificação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) em agosto, menos de um ano após seu lançamento em outubro de 2018, e agora completa a tríplice certificação.

Embraer Praetor 500 Air to air

O Praetor 500 ultrapassou suas metas de certificação com um alcance intercontinental de 3.340 milhas náuticas (6.186 km) com quatro passageiros, uma alta velocidade de cruzeiro de 466 nós, uma capacidade de carga de 726 kg com tanques cheios, comprimento de pista para decolagem de apenas 1.287 metros (4.222 pés), e um comprimento de pista para pouso de 636 metros (2.086 pés).

Para um voo mais curto de 1.000 milhas náuticas (1.852 km) o comprimento de pista para decolagem é de somente 867 metros (2.842 pés).

Assim, o Praetor 500 supera o desempenho da sua categoria, tornando-se o melhor jato médio já projetado e o único da sua classe com conectividade via banda Ka. É também o único jato médio com tecnologia Full Fly-by-Wire, que complementa a experiência do chamado Design DNA da Embraer na cabine, com redução de turbulência, tornando cada voo não apenas o mais suave, mas também o mais eficiente possível.

Com as características acima, o jato executivo é capaz de realizar voos sem escalas cruzando a América do Norte, por exemplo de Miami a Seattle ou de Los Angeles a Nova York, assim como intercontinentais de Nova York a Londres, de Londres a Dubai e de Jacarta a Tóquio.

Também permite operação segura em aeroportos de acesso limitado, como Angra dos Reis e Jacarepaguá.

Embraer Praetor 500 Cabine Cockpit

O Praetor 500 tem capacidade para até nove passageiros com um divã opcional de dois lugares. Das seis poltronas totalmente reclináveis, quatro podem ser transformadas em duas camas. O maior bagageiro da sua classe é complementado por um guarda-roupa espaçoso e um lavabo completo ao fundo da aeronave.

Embraer Praetor 500 Galley

Embraer Praetor 500 Poltrona Cama

Embraer Praetor 500 Bagageiro Guarda Roupa

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.