Novo mega aeroporto chinês abre amanhã com voo de Airbus A380

Pequim Beijing Novo Aeroporto Daxing

Depois de inaugurar na última segunda-feira o maior terminal satélite do mundo no aeroporto de Shanghai, a China está pronta para abrir seu novo mega-aeroporto (veja vídeo ao final) ao sul de Pequim, cidade que já abriga o segundo terminal de aviação mais movimentado do mundo.

O Aeroporto Internacional de Pequim Daxing (PKX) estreará amanhã, 20 de setembro, segundo a mídia estatal chinesa, com a principal companhia aérea China Southern Airlines planejando utilizar um Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, para a viagem inaugural.

Inicialmente previa-se que a grandiosa obra de engenharia seria inaugurada em 30 de setembro, véspera do aniversário da fundação da República Popular, em 1 de outubro de 1949, por Mao Zedong. A data também marca os 70 anos do Partido Comunista no Poder.

O tão esperado aeroporto inaugura uma nova era para viagens aéreas de e para a capital chinesa, que precisa desesperadamente de um segundo portal global.

Pequim Beijing Novo Aeroporto Daxing

O atual Aeroporto Internacional da Capital de Pequim (PEK) está atingindo a capacidade máxima, tornando quase impossível para as companhias aéreas adicionar voos em horários desejáveis.

Em 2018, mais de 100 milhões de viajantes passaram por seus três terminais – tornando-se o segundo aeroporto do mundo a atravessar esse marco no tráfego de passageiros, depois de Atlanta. A China deverá ultrapassar os Estados Unidos como o maior mercado de viagens aéreas do mundo até 2022.

O aeroporto de Daxing foi construído para o futuro, com quatro pistas, um terminal do tamanho de 97 campos de futebol após a abertura desta primeira fase e robôs de serviço que fornecerão aos viajantes atualizações de voos e informações do aeroporto.

A meta operacional inicial “modesta” é acomodar 72 milhões de passageiros e 2 milhões de toneladas de carga anualmente até 2025.

O ambicioso plano diretor prevê a construção de um total de sete pistas e a movimentação de pelo menos 100 milhões de passageiros e 4 milhões de toneladas de carga por ano.

A construção do projeto de US$ 17,5 bilhões começou em 2014, com mais de 40.000 trabalhadores no local no auge. O terminal possui todas as características das linhas de contorno exclusivas de já falecida arquiteta Zaha Hadid, com muita luz natural brilhando em suas mais de 8.000 janelas na cobertura.

Pequim Beijing Novo Aeroporto Daxing

Apelidado de “estrela do mar” pela mídia chinesa por seu formato de cinco saguões conectados ao terminal principal, o Aeroporto de Daxing visa reduzir a caminhada de passageiros, uma queixa longa sobre muitos novos mega-hubs.

A autoridade do aeroporto prometeu uma distância não superior a 600 metros – cerca de oito minutos a pé – entre os postos de segurança e os portões mais remotos.

Confira um pouco mais sobre mais essa incrível obra de engenharia dos chineses no vídeo a seguir, e logo abaixo veja os detalhes do maior terminal satélite do mundo inaugurado na segunda-feira passada.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.