Novo presidente do México quer vender Boeing 787 presidencial

© Daniel P

O recém eleito e futuro presidente do México, López Obrador, está mantendo sua promessa de campanha de vender o Boeing 787-8 Dreamliner presidencial, adquirido em 2014 pelo atual presidente Enrique Peña Nieto.




A aeronave de matrícula XC-MEX foi comprada para subsituir o Boeing 757-200 XC-UJM que já chegava aos 30 anos de operação e próximo de sua aposentadoria. O novo Dreamliner foi um dos aviões de teste da Boeing por alguns anos, ajudando na certificação do programa 787.

Por causa disto e outros fatores, o governo mexicano teria conseguido 42.7% de desconto na aeronave, que tinha um preço de tabela de $200 milhões de dólares na época e foi vendida por $114.6 milhões. Porém, depois foram gastos $81 milhões de dólares para a adequação da mesma para os padrões estabelecidos pela presidência.

Tudo isso gerou uma polêmica, já que a Força Aérea Mexicana é altamente precária de equipamentos, assim como boa parte dos militares. Os únicos cinco caças F-5E que operavam na Força (e são o símbolo oficial da FAM) foram aposentados em 2017 devido à falta de recursos.

A compra foi muito criticada também durante a última campanha presidencial, quando candidatos, principalmente López, destacavam que os gastos com o 787, que inclui um novo hangar, poderiam ser revertidos para a população, tanto na parte de educação, quanto segurança e saúde.

López toma posse em 1º de dezembro. E pretende assim que possível vender o 787 e outras aeronaves da frota presidencial, e voar apenas em linha aérea de maneira similar ao presidente argentino Maurício Macri.

“Não irei subir neste avião porque não irei ofender o povo do México”, declarou López. O 787 mexicano tem apenas oito anos de idade e é equipado com motores GEnx, ao contrário dos problemáticos Rolls-Royce Trent 1000 que estão deixando dezenas de Dreamliners no chão. Sendo assim, não será difícil arranjar um novo comprador para o 787 chicano.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos