Novo problema relatado no software do Boeing 737 MAX; mas a solução parece fácil

A Boeing e a FAA descobriram um problema durante uma auditoria do software dos controles de voo do Boeing 737 MAX, mas parece ser um problema relativamente pequeno, diz a Forbes. Esse novo problema não tem nenhuma relação com o MCAS ou com as causas dos acidentes fatais, bem como sua resolução aparenta ser simples.

737 MAX está parado desde março de 2019

Esse novo problema envolve uma função de diagnóstico que é executada quando o avião é ligado, que verifica se os sistemas estão funcionando corretamente e indica se é necessária manutenção. Os auditores identificaram que um dos monitores não estava sendo iniciado corretamente.  

A ABC News informou nesta nesta sexta-feira que o problema envolvia uma falha de inicialização nas comunicações entre os dois computadores de controle de voo, que a Boeing reprojetou para executar simultaneamente durante todos os voos, em vez de apenas um como antes.

Depois que o avião é ligado, o sistema de monitoramento é desligado e não é usado novamente durante o voo, diz um ex-mecânico de linhas aéreas e membro do conselho do National Transportation Safety Board. Uma correção não deve ser complicada, ele diz. “Não é o fim do mundo.”

Um porta-voz da Boeing disse por e-mail: “Estamos fazendo as atualizações necessárias e trabalhando com a FAA no envio dessa alteração e mantendo nossos clientes informados”.

As ações da Boeing caíram 2,4% na sexta-feira, fechando em US$ 324,15.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias