Novo projeto criará assento que permitirá cadeiras de rodas viajarem na cabine do avião

Um consórcio formado por três empresas vai lançar um novo sistema que permite que usuários de cadeiras de rodas viajem em seus próprios equipamentos a bordo de aeronaves comerciais, sem reduzir o número de assentos para as companhias aéreas. O primeiro protótipo do sistema Air 4 All é esperado para dezembro de 2021 e funciona de maneira semelhante a sistemas aplicados a automóveis de passageiros. 

No projeto, o assento do avião permite que as cadeiras de rodas sejam instaladas com segurança e travadas. O sistema foi projetado de forma que diferentes tipos de cadeiras de rodas motorizadas possam ser certificados para voar e sejam capazes de interagir com uma ampla variedade de assentos de companhias aéreas. 

O sistema, chamado de “Air 4 All”, foi projetado para converter os assentos da primeira fila para permitir a instalação de um sistema de orientação e travamento para cadeira de rodas, permitindo que até duas cadeiras viajem em um único voo. 

Agora, o consórcio, formado pelas empresas PriestmanGoode, SWS Certification e Flying Disabled trabalhará junto com a Sunrise Medical nos testes, a fim de estabelecer quais cadeiras motorizadas seriam adequadas para voar, bem como para reformar e criar novos padrões para cadeiras de rodas motorizadas, permitindo assim que os passageiros com deficiências viajem com mais facilidade.

Chris Wood, fundador da Flying Disabled, disse: “A Air 4 All é o primeiro sistema desenvolvido em conjunto por uma agência de design, um organismo de certificação e com a contribuição da comunidade de deficientes. Além deles, contamos com um fabricante líder global de cadeiras de rodas, bem como a subsidiária de uma grande companhia aérea, para desenvolver o produto, é um projeto verdadeiramente colaborativo”.

Um breve vídeo do sistema Air 4 All está disponível abaixo:

Air 4 All from PriestmanGoode. on Vimeo.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias