Novo sistema que permite aos pilotos enxergarem através das nuvens chega ao A320

Imagem: Collins

A Collins Aerospace anunciou foi selecionada pela Airbus como fornecedora de um sensor de próxima geração a ser incorporado ao Enhanced Flight Vision System (EFVS) da família Airbus A320neo.

Dessa forma, o EFVS se tornará uma opção selecionável pelos operadores de aeronaves comerciais Airbus, expandindo as capacidades de aproximação e aumentando a consciência situacional de voo durante condições de baixa visibilidade. 

O EFVS usará as informações do sensor Collins Aerospace, que ficará localizado no nariz do avião, e permitirá uma visão de realidade aumentada do exterior. Em condições de pouca visibilidade, em caso de chuva ou nevoeiro, permitirá ao piloto obter uma melhor imagem da pista ao visualizar o vídeo da câmera nas telas de exibição (HUD), reduzindo atrasos na pista e no ar, aumentando a segurança.

No momento este sensor será implementado na família Airbus A320 (A319, A320, A321), com planos para outras aeronaves desenvolvidas pela Airbus. Também estará disponível para ser incorporado em aeronaves A320 já em operação.

O EFVS também permitirá que a transição do voo por instrumentos para o visual seja mais suave, proporcionando uma melhor consciência situacional, particularmente durante a noite.

Matéria do site parceiro Aviacionline

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Azul divulga resultados de 2023 com prejuízo de R$ 700 milhões...

0
A Azul registrou aumento na receita e lucro no quarto trimestre de 2023, ao explorar novos mercados e manter os custos sob controle