Novo turboélice regional russo IL-114-300 ganha 19 pedidos

Foto: UAC

A companhia aérea russa Aurora, baseada no extremo oriente do seu país, encomendou 19 aeronaves Il-114-300. Segundo o Konkurent.ru, o anúncio foi feito em uma reunião com o presidente Vladimir Putin pelo chefe da United Aircraft Corporation (UAC) Yuri Slyusar.

Na Aurora, o IL-114-300 substituirá o An-24. No total, a frota da empresa tem 131 aeronaves, das quais 91 são aviões, 40 são helicópteros. Até 2024, a companhia aérea pretende incorporar 45 aeronaves russas.

Em testes

Em 16 de dezembro de 2020, a nova aeronave fez seu primeiro voo, tendo decolado do campo de aviação de Zhukovsky. A projetista da aeronave é a principal empresa da divisão de aviação da United Aircraft Corporation (do Grupo Rostec), nomeada em homenagem a S.V. Ilyushin. 

A aeronave foi alçada ao céu por motores russos TV7-117ST-01 desenvolvidos e fabricados pela United Engine Corporation. O motor tem uma potência de decolagem de até 3.100 hp. A tarefa de voo envolveu a verificação dos modos de operação do motor, a estabilidade e controlabilidade da aeronave, bem como o funcionamento de seus sistemas. 

Agora que a aeronave está sendo testada, um segundo protótipo está sendo construído em Lukhovitsy, perto de Moscou. A UAC planeja produzir doze dessas máquinas por ano.

“No total, o programa planeja fabricar e vender até 100 aeronaves do tipo Il-114-300 até 2030 para entrega à aviação civil, clientes governamentais e exportação. Com o recebimento do certificado de tipo em 2022, a primeira aeronave de produção estará preparada para entrega”, comentou o chefe do Ministério da Indústria e Comércio da Rússia, Denis Manturov. 

Com uma capacidade para cerca de 70 passageiros, o avião rivalizará com os ocidentais ATR e o futuro turboélice da Embraer.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias