Início Indústria Aeronáutica Novo veículo aéreo de 36 motores vai sendo revelado por dentro e...

Novo veículo aéreo de 36 motores vai sendo revelado por dentro e por fora

Imagem: Lilium

Depois de ter apresentado oficialmente em março deste ano seu inovador projeto de veículo aéreo, a alemã Lilium segue revelando, aos poucos, em novas imagens e vídeos, detalhes do interior e do exterior do equipamento de nada menos do que 36 motores elétricos.

“Os motores a jato tradicionais impulsionam 95% das aeronaves comerciais e baseamos nosso projeto nos mesmos princípios, porém muito mais simples. Nossos motores a jato elétricos contam com apenas um sistema de rotor / estator de “estágio” acionado por um motor elétrico com emissões zero”, diz a empresa.

O Lilium Jet, um veículo de 7 assentos, tem uma velocidade de cruzeiro projetada de 175 mph (280 km/h) a 10.000 pés (3 km) de altitude e um alcance de mais de 155 milhas (250 km), incluindo reservas. Segundo a empresa, ele é o culminar de cinco anos de desenvolvimento de tecnologia em quatro gerações de demonstradores, incluindo a versão de 5 assentos em escala real da Lilium.

A evolução do projeto – Imagem: Lilium

A Lilium solicitou a certificação de tipo simultânea para a aeronave de alta capacidade com a EASA (European Union Aviation Safety Agency) e a FAA (Federal Aviation Administration) em 2018. O desenvolvimento do Lilium Jet de 7 lugares começou em modo secreto após esse marco. Em 2020, o Lilium Jet recebeu a base de certificação CRI-A01 da EASA.

A Lilium desenvolveu, testou e refinou com sucesso a tecnologia subjacente para jatos elétricos de decolagem e aterrissagem verticais (eVTOL) – tecnologia de propriedade da Ducted Electric Vectored Thrust (DEVT), junto com os principais sistemas de controle, a aeronave e a arquitetura de bateria. A tecnologia DEVT permite que a Lilium projete aeronaves de maior capacidade e mantenha as emissões de ruído e poluição baixas.

Imagem: Lilium

Imagem: Lilium

A Lilium tem mais de 400 engenheiros, o que significa uma combinação de 4.000 anos de experiência aeroespacial. A equipe de liderança da empresa foi anteriormente responsável pelo desenvolvimento e entrega de algumas das aeronaves mais bem-sucedidas e complexas da história da aviação, incluindo os Airbus A320, A350 e A380, o caça Eurofighter Typhoon, o executivo Gulfstream G650 e o caça VTOL Harrier.

Por sinal, na data de hoje, 28 de julho, a Lilium anunciou parceria com a CUSTOMCELLS, fabricante alemã de células de bateria de íon-lítio específicas para a demanda do cliente, para produzir baterias de anodo-silício de alto desempenho para alimentar os 36 motores elétricos do projeto, assim como os conjuntos propulsores dos futuros veículos aéreos ainda maiores.

Com informações da Lilium

Sair da versão mobile