Novo vídeo mostra o 1º caça Gripen do Brasil sendo içado do navio que o trouxe

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Gripen NG do Brasil – Imagem: SAAB

O primeiro caça Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou ao nosso país no último domingo, 20 de setembro, e você pôde acompanhar aqui no AEROIN um vídeo da aeronave sendo descarregada no porto de Navegantes.

O caça veio de navio desde a Suécia, de onde zarpou do Porto de Norrköping no primeiro dia de setembro, chegando próximo do meio-dia do domingo ao porto brasileiro, para ser transladado até o aeroporto da cidade, onde será preparado para seu primeiro voo no Brasil.

Mas, além do vídeo do domingo, nesta segunda-feira, 21 de setembro, o Brigadeiro Baptista Jr. comunicou ao AEROIN sobre a disponibilização de um novo vídeo mostrando o início do içamento do caça enquanto ainda estava dentro do navio ELKE.

A filmagem mostra o cauteloso trabalho de retirada do equipamento, que custa milhões de dólares e representa um avanço importante na tecnologia aeronáutica militar do Brasil, uma vez que seu desenvolvimento ocorre em parceria com a Embraer.

O Gripen NG é a nova geração de caças da fabricante sueca SAAB e foi escolhido pela FAB para substituir o já cansado Northrop F-5E Tiger II, de fabricação americana, que está há 45 anos na força.

São 36 encomendados, com a expectativa de mais unidades no futuro. A unidade que está no Brasil é um Gripen E, de um lugar (monoplace) e que foi fabricado na Suécia e colocado num navio para sua entrega.

A expectativa é que na próxima sexta-feira, dia 25 de setembro, o caça decole do aeroporto de Navegantes para a unidade da Embraer em Gavião Peixoto, onde começará uma campanha de testes e avaliações, sendo futuramente incorporado à FAB.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Salvador terá voos para todas as regiões do Brasil na alta...

0
Salvador terá um dos verões mais conectados da última década. A partir de 18 de dezembro, a cidade baiana terá voos diretos para todas