Início Empresas Aéreas Novos Airbus A330neo da AZUL voltam a fazer voos de teste na...

Novos Airbus A330neo da AZUL voltam a fazer voos de teste na França

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Azul A330-941N msn 1946
Airbus A330neo em voo na França

Conforme apresentamos a você no início deste mês, a Azul Linhas Aéreas possui mais três aviões de grande porte Airbus A330neo a receber direto da fábrica, sendo que dois deles já estavam praticamente prontos antes da crise gerada pela pandemia de Covid-19, mas, foram estocados devido ao momento crítico da aviação.

O A330-900 que voará com a matrícula brasileira PR-ANX foi transferido de Toulouse para Châteauroux-Centre no dia 23 de abril e, pouco depois, em 30 de abril, foi a vez do PR-ANW seguir para o mesmo destino de estocagem.

Por lá ambos permaneceram por 5 meses, quando nos dias 23 e 24 de setembro foram levados de volta a Toulouse. Porém, nenhum movimento adicional havia acontecido nas semanas subsequentes ao translado, deixando incertezas quanto ao retorno ou não dos jatos aos testes que antecedem a entrega.

Agora, entretanto, registros de voo mostram que os dois estão novamente na ativa, o que pode significar que suas entregas à Azul estão cada vez mais próximas.

PR-ANX

O PR-ANX, de número de série 1924, que nos testes da Airbus voa com a matrícula F-WWCK, realizou dois voos nos últimos dias. O primeiro, no dia 15, durou 1 hora e atingiu 31 mil pés de altitude antes de retornar a Toulouse. O segundo, de apenas 20 minutos e subindo apenas até 4 mil pés, ocorreu nesta quarta-feira, 21 de outubro.

FlightRadar24 Voo Teste A330neo PR-ANX Azul
Voo do PR-ANX no dia 21 de outubro – Imagem: FlightRadar24

PR-ANW

O PR-ANW, por sua vez, de número de série 1934 e matrícula F-WWYF na Airbus, fez apenas um voo. Decolou na terça-feira, 20 de outubro, porém, este foi um longo teste de 2 horas e 43 minutos e atingiu 41 mil pés de altitude, também retornando na sequência a Toulouse.

FlightRadar24 Voo Teste A330neo PR-ANW Azul
Voo do PR-ANW no dia 20 de outubro – Imagem: FlightRadar24

Além dos dois acima citados, mais uma vez relembramos que o outro exemplar, de número de série 1952, que será registrado sob a matrícula brasileira PR-ANV e terá a cor rosa da campanha Outubro Rosa, tem um longo percurso pela frente até a entrega. Ele também já foi tirado de estocagem, mas ainda precisa ter seus motores instalados e todos os testes de solo e de voo executados.

E aí, quando você aposta que veremos mais dois Airbus A330neo novinhos chegando ao Brasil? Será que ainda antes do final deste conturbado 2020?

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.