Novos detalhes da aeronave mais rápida do mundo são revelados pela China

Na corrida dos países para produzir aeronaves cada vez mais rápidas, a China segue desenvolvendo uma nova aeronave que deverá ultrapassar seis vezes a velocidade do som, sendo a mais rápida do mundo.

Ilustração gráfica da aeronave – Imagem: Instituto de Tecnologia de Pequim

Novos detalhes revelados indicam que a nova aeronave terá cerca de 45 metros, um terço a mais de comprimento que um Boeing 737-700, com asas em delta, semelhantes às do lendário Concorde, porém com as pontas para cima. Além disso, a aeronave terá dois motores montados na parte superior da fuselagem.

Segundo informações do South China Morning Post, pesquisadores da China já começaram a testar modelos aerodinâmicos que foram levados recentemente ao espaço em suas missões, a fim de avaliar seu desempenho estrutural em altas altitudes, já que tal projeto é complexo e envolve desafios aerodinâmicos por conta da velocidade hipersônica (superior a 5 vezes a velocidade do som).

Veja abaixo o vídeo da China testando a tecnologia do projeto hipersônico Starry Sky-2 em altas altitudes e velocidades em 2018:

Nos testes realizados com a Starry Sky-2, que é referência para o novo projeto, foram observadas e encontradas áreas suscetíveis a receber picos repentinos de calor e pressão em velocidade de Mach 6 (cerca de 7.344 km/h), sendo necessária uma proteção extra, já que a aeronave atingirá velocidades de Mach 6 em sua aceleração para a velocidade máxima.

Ainda sem muitas informações, o projeto está sendo realizado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Pequim e do Instituto de Engenharia de Sistemas de Naves Espaciais, sendo os mesmo centros responsáveis pelas missões espaciais em Marte e na Lua.

 Ilustração do modelo 3D – Imagem: Instituto de Tecnologia de Pequim

Segundo o cronograma, a nova aeronave poderá estar em operações no ano de 2035 e transportar 10 pessoas a bordo para qualquer lugar da terra em até uma hora.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Copa Airlines completa 10 anos de voos para Brasília e anuncia...

0
No último dia 20 de outubro, a Copa Airlines comemorou 10 anos de operações em Brasília, Distrito Federal. Para celebrar a ocasião