Início Estudos e Pesquisas Novos detalhes da aeronave mais rápida do mundo são revelados pela China

Novos detalhes da aeronave mais rápida do mundo são revelados pela China

Na corrida dos países para produzir aeronaves cada vez mais rápidas, a China segue desenvolvendo uma nova aeronave que deverá ultrapassar seis vezes a velocidade do som, sendo a mais rápida do mundo.

Ilustração gráfica da aeronave – Imagem: Instituto de Tecnologia de Pequim

Novos detalhes revelados indicam que a nova aeronave terá cerca de 45 metros, um terço a mais de comprimento que um Boeing 737-700, com asas em delta, semelhantes às do lendário Concorde, porém com as pontas para cima. Além disso, a aeronave terá dois motores montados na parte superior da fuselagem.

Segundo informações do South China Morning Post, pesquisadores da China já começaram a testar modelos aerodinâmicos que foram levados recentemente ao espaço em suas missões, a fim de avaliar seu desempenho estrutural em altas altitudes, já que tal projeto é complexo e envolve desafios aerodinâmicos por conta da velocidade hipersônica (superior a 5 vezes a velocidade do som).

Veja abaixo o vídeo da China testando a tecnologia do projeto hipersônico Starry Sky-2 em altas altitudes e velocidades em 2018:

Nos testes realizados com a Starry Sky-2, que é referência para o novo projeto, foram observadas e encontradas áreas suscetíveis a receber picos repentinos de calor e pressão em velocidade de Mach 6 (cerca de 7.344 km/h), sendo necessária uma proteção extra, já que a aeronave atingirá velocidades de Mach 6 em sua aceleração para a velocidade máxima.

Ainda sem muitas informações, o projeto está sendo realizado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Pequim e do Instituto de Engenharia de Sistemas de Naves Espaciais, sendo os mesmo centros responsáveis pelas missões espaciais em Marte e na Lua.

 Ilustração do modelo 3D – Imagem: Instituto de Tecnologia de Pequim

Segundo o cronograma, a nova aeronave poderá estar em operações no ano de 2035 e transportar 10 pessoas a bordo para qualquer lugar da terra em até uma hora.

Leia mais:

Sair da versão mobile