Nuvem de fumaça toma conta de avião da BA e assusta passageiros

Nesta segunda-feira (5), um Airbus A321 da companhia aérea British Airways teve um incidente enquanto realizava o voo BA422, de Londres a Valência. A aeronave ficou repentinamente tomada por fumaça, obrigando os pilotos a realizarem um procedimento de segurança.

Algumas pessoas passaram mal devido à fumaça, mas não houveram feridos graves reportados. O avião pousou normalmente na cidade espanhola.

A passageira Rachel Jupp, que estava com seus filhos, disse que a fumaça encheu a cabine “muito rapidamente”, cerca de 10 minutos antes do pouso. Ela disse que não houve nenhum anúncio oficial da tripulação sobre o que estava acontecendo ou como aquela fumaça branca vinha através do sistema de ar condicionado. “Muito rapidamente, você não podia ver os passageiros a duas fileiras de você”, disse ela.

“Mais tarde, descobrimos que o cockpit estava cheio de fumaça, pois os pilotos usavam máscaras anti-gás”, acrescentou. Ela também confirmou que os tripulantes conseguiram abrir as saídas de emergência e os passageiros deslizaram pelas esteiras, enquanto membros do serviços de emergência do aeroporto corriam em direção ao avião. Nós também corremos para chegar o mais longe possível do avião”, concluiu.

Uma análise preliminar não constatou a existência de fogo a bordo. Os processos investigativos já foram iniciados, enquanto isso, a aeronave foi encaminhada para a manutenção. Que baita susto.

Com informações da BBC

Carlos Roman
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Apagão aéreo na África e Oriente Médio é um problema a...

0
A IATA informou nesta quarta-feira, 16, que entrou em contato com governos da África e do Oriente Médio para tratar da retomada dos voos nessas regiões.