O Boeing 747 “Força Aérea Um” americano será pilotado por um britânico

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Algo impensável anos atrás irá acontecer em breve: um piloto britânico pilotará o avião do presidente americano, o Boeing 747-200 que é chamado de “Força Aérea Um” quando o presidente dos EUA está a bordo.

Avião Boeing 747-200 VC-25A Air Force One
Boeing 747-200 presidencial – Imagem: SSGT Alex Lloyd, USAF [CC]

A ex-colônia britânica, que hoje é o país mais poderoso do mundo, tem boas relações com o Reino Unido, mas devido ao histórico de guerras, que incluiu uma Casa Branca queimada pelos ingleses, nunca foram tão “íntimos” quanto agora.

Acontece que um piloto britânico vai pilotar a “Casa Branca Voadora”. O piloto em questão é do quadro da RAF (Royal Air Force, a Real Força Aérea Britânica) e já trabalhou nos EUA como adido de seu país. Apesar de não ter seu nome revelado, a sua patente seria de Tenente-Coronel, segundo revelou o jornal Daily Express.

O militar faz parte do programa de intercâmbio entre os dois países, que já permitiu que britânicos voassem aviões como o espião U-2 e o bombardeiro B-2, e que os americanos voassem o caça de ataque Tornado.

Para voar o “Air Force One”, que na verdade é o nome de qualquer avião da frota do país quando o presidente dos EUA está a bordo, é necessário ter ao mínimo 2.500 horas de voo. O 747-200 denominado VC-25A é o mais usado pelos presidentes dos EUA e conta com uma tripulação formada por um comandante, co-piloto e engenheiro de voo, além de três outros oficiais de “backup” dentro do avião.

O britânico, após obter sua licença no 747, fará parte da lista oficial de pilotos habilitados a voar no VC-25A com o presidente a bordo. A decisão não deve ter nenhum peso do resultado das eleições, mas aparenta ser algo planejado anteriormente.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Dois aviões Boeing da Emirates e Ethiopian supostamente entraram em rota...

0
Um incidente aéreo ocorreu na noite de domingo, 24 de março, por volta das 00h43 do horário local da África Oriental, quando uma aeronave