O Boeing 787 Dreamliner agora também é um pouco árabe

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Boeing 787

Pela primeira vez desde o início das entregas em 2011, os Boeings 787 Dreamliner novos de fábrica passarão a contar com peças produzidas nos Emirados Árabes, após um acordo firmado entre a fabricante norte-americana e a Zuleiferer Strata, uma empresa com sede em Al Ain, cidade localizada a cerca de 150 quilômetros ao sul de Abu Dhabi, na fronteira com Omã.

Desta forma, alguns dos estabilizadores verticais do Boeing 787 passarão a ser fornecidos desde os Emirados. Inclusive, a primeira peça feita em Al Ain já foi entregue à Boeing e será montada numa fuselagem de Dreamliner já no início desse ano de 2021. Até agora, tal parte da aeronave era produzida apenas pela própria fabricante.

A fornecedora

Embora os Emirados não sejam conhecidos mundialmente pela indústria aeroespacial, a Strata é um fornecedor reconhecido entre as fabricantes de aeronaves. Isso porque a empresa emiradense já produz componentes para aeronaves desde 2010 e tem como clientes, além da Boeing, a Airbus, ATR e Pilatus. 

Como exemplo da expertise da empresa, para o A330, A350 e A380, a Strata constrói painéis para sistemas de flap. Spoilers também são fabricados em Al Ain para o A330. A exemplo do que fará para o 787, a empresa também produz os estabilizadores verticais para as aeronaves turboélice ATR-42 e ATR-72. No mais, a empresa está envolvida na produção de suportes internos para o estabilizador vertical do maior motor a jato duplo do mundo, o Boeing 777X.

Como se vê, trata-se de uma empresa de alta tecnologia e reconhecida pela qualidade, que vai dar um toque árabe aos próximos Dreamliners.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias