O dia em que o grande 747-8 fez um intenso ‘tchau’ a apenas metros do chão

Cena do vídeo que você assiste abaixo nesta matéria

Os leitores frequentes já devem estar acostumados a ver bonitos vídeos de balanços de asas de “tchauzinhos” de grandes aviões, como o Jumbo Jet, o A380 ou o Antonov 225, que trazemos de forma recorrente aqui no AEROIN, devido à beleza do movimento e, muitas vezes, à importância do momento em que ocorrem.

Porém, uma gravação de um destes “wing waves” nunca para de circular pelas redes sociais, mesmo não sendo atual, devido à inacreditável realização do intenso movimento de asas com um 747-8F a poucos metros do chão, imediatamente após iniciar a subida, no Aeroporto Paine Field (PAE), nos Estados Unidos, onde fica uma das fábricas da Boeing.

O próprio autor da filmagem descreve da seguinte forma seu espanto ao ver a cena:

“A maioria de todos os grandes pesos pesados que são entregues do PAE fazem a ‘wing wave’ como um gesto de agradecimento durante o voo de entrega para sua base de destino, mas, eles fazem isso apenas quando sobem a quase 2.000 pés ou mais e atingem uma velocidade maior. Neste caso, surpreendentemente, o 747-8F da Cargolux executou-o imediatamente após sair do solo quando estava muito baixo e a uma velocidade mais lenta, que parecia ser bastante perigoso e algo muito louco/incomum.”

Confira a seguir o incrível registro:

A aeronave em questão é registrada sob a matrícula LX-VCJ e fez seu primeiro voo em fevereiro de 2014. O voo de entrega registrado no vídeo acima foi feito no dia 30 de setembro daquele ano. Atualmente, além dele, a Cargolux possui mais 13 unidades deste modelo 747-8F, além de outros 13 Jumbos da geração anterior 747-400F. A empresa voa frequentemente para vários aeroportos do Brasil com ambos os modelos.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias