Um incomum Airbus A340-300 foi registrado em Guarulhos neste fim de semana

Um visitante bastante incomum foi visto neste final de semana no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, durante uma operação com pouso no sábado, 10 de julho, e decolagem no domingo, 11, e registrado em um bonito vídeo de sua decolagem.

Trata-se de um A340-300, um jato quadrimotor da fabricante europeia Airbus cuja versão -300 é cada vez mais rara de se ver nos céus, especialmente após os impactos da pandemia da Covid-19, que fez com que muitos aviões de 4 motores fossem retirados de serviço em prol da utilização de bimotores.

Para se ter uma noção, no momento da produção desta matéria havia apenas 14 unidades do A340-300 em voo no mundo todo captadas pelas plataformas de radar, sendo que 10 delas eram do Grupo Lufthansa (8 da própria Lufthansa e 2 da Swiss), e as outras 4 unidades eram cada um de uma empresa aérea diferente.

Todos os A340-300 captados pelo FlightRadar24 no momento da consulta

E como se nota na imagem acima, uma delas é exatamente a estrela desta matéria, que estava deixando o país passando sobre o Nordeste brasileiro, no voo de número PUE845.

O voo em questão é da companhia aérea espanhola Plus Ultra Líneas Aéreas, sendo cumprido pelo Airbus A340-300 registrado sob a matrícula EC-NBU.

Segundo informações do sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aprovação de voo indica uma operação “NÃO REGULAR DE PASSAGEIROS INTERNACIONAL”, que partiu de Madri no sábado no voo de número PUE844 e decolou neste domingo com destino a Belgrado, na Sérvia.

A Plus Ultra também havia feito uma operação pontual com seu A340-300 em Guarulhos no início de maio deste ano. Na ocasião, entretanto, tratava-se de um voo “NÃO REGULAR DE CARGA INTERNACIONAL”, chegando de Bruxelas, na Bélgica, e partindo para Madri.

Dessa vez, a incomum aeronave pousou no Aeroporto de Guarulhos às 20h04 da noite do sábado, após 10 horas e 30 minutos de voo, e então permaneceu até a tarde do domingo. A partida se deu às 16h36, e foi registrada pela transmissão ao vivo do canal “SBGR LIVE” no YouTube. Não há informações detalhando o motivo da contratação de voos de passageiros nas rotas indicadas.

Veja no vídeo a seguir a sequência de taxiamento e de decolagem da clássica aeronave de quatro motores:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias