O incrível comboio diário dos Airbus A380 da Emirates rumo a Dubai

A imagem abaixo foi extraída do FlightRadar24 e mostra uma noite normal no Oriente Médio, especialmente na região do Golfo Pérsico, onde aterrissam diariamente em Dubai cerca de 80 voos operados pelo maior avião de passageiros do mundo, o ‘double-decker’ Airbus A380.

A captura foi feita num dia da semana às 11h da noite, hora de Dubai, onde é possível identificar pelo menos 18 A380 da Emirates em fila para o pouso nas duas horas seguintes.

113 na frota

Desde o dia 10 de julho, a Airbus tem realizado testes com o Airbus A380-800 de número de série 259, que em breve será registrado A6-EVJ e entregue à Emirates. Esse será o 113° de um total de 123 encomendados pela empresa emiradense. Depois dele, só faltarão mais 10 a receber e, depois disso, o tamanho da frota começará a ser reduzido, já que a Emirates anunciou há alguns meses que substituirá boa parte deles por bimotores 777X.

A Emirates se beneficia do A380 em aeroportos com slots restritos, bem como em aeroportos regionais e secundários onde a demanda de passageiros cresceu com o passar dos anos. Toda vez que a empresa coloca o A380 em uma rota, estimula o tráfego futuro e demanda, já que os passageiros são atraídos pela experiência no gigante.

Em 2016, o FlightRadar criou essa animação. De lá pra cá a rede cresceu

Movido por quatro motores Rolls-Royce RR Trent 972, o avião está configurado com três classes, sendo 14 suítes privadas na primeira classe, 76 assentos na executiva e 426 na econômica. Ele também conta com o novo lounge a bordo.

54 cidades em seis continentes

Mais de 150 milhões de passageiros já utilizaram os A380 da Emirates, que voam para 54 cidades em seis continentes, em voos regulares. Se incluir voos especiais, de testes e comemorativos, o número de aeroportos que receberam o gigante da companhia árabe chega a 75.

A380 Emirates
A380 após o pouso em São Paulo

Na parte de tripulação, cerca de 1.500 pilotos e 23 mil comissários são habilitados para voar no modelo. Atualmente a empresa opera diariamente o gigante no Brasil, pousando no final da tarde no GRU Airport em São Paulo.

Embora ainda esteja sendo produzido e entregue, a companhia já declarou que prevê deixar de voar os A380 num futuro não tão distante, substituindo-o por aeronaves bimotores. Se quiser saber mais, a Emirates criou um hotsite só sobre a máquina.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.