Início Variedades O jato Airbus A340 de luxo do tirano Gaddafi está voando novamente

O jato Airbus A340 de luxo do tirano Gaddafi está voando novamente

Após uma hibernação de mais de 7 anos num aeroporto francês, o jato que serviu ao tirano líbio Muammar al-Gaddafi, morto em 2011, decolou novamente para um voo de testes que durou duas horas, conforme relata o site alemão especializado em aviação aeroTelegraph.

Segundo os alemães informam, em outubro do ano passado uma movimentação começou a ser observada em torno da aeronave, um A340-200, que está armazenada no Aéroport de Perpignan-Rivesaltes. De lá para cá houve testes de motores, de táxi e notadamente lhe estavam preparando para alçar voo novamente. De registro 5A-ONE, ele já foi o luxuoso Força Aérea Um do excêntrico governante líbio.

Quando foi enviado à França pelo governo interino da Líbia, em 2014, o jato tinha até buracos de bala, resultado da guerra civil que se abateu sobre o país africano desde antes da deposição do ditador Gaddafi.

A volta aos céus

Dados do RadarBox mostram que, no domingo (2), o 5A-ONE decolou às 13h38 da costa francesa rumo à região de Lyon, onde fez alguns testes em altitude de cruzeiro, antes de retornar e pousar às 15h51 locais. Durante o voo, o jato alcançou a altitude máxima de 41 mil pés.

O aeroTelegraph comenta que o futuro do avião segue incerto e que a empresa de manutenção EAS, que está cuidando da aeronave, evita falar sobre o assunto, provavelmente a pedido do governo líbio. Então, resta a nós acompanharmos qual o desfecho terá essa história e qual o destino do clássico jato, de 24 anos. A parte boa é que já é possível vê-lo voando novamente.

Sair da versão mobile