Início Variedades O maior avião do mundo voou: seria para a vinda ao Brasil?

O maior avião do mundo voou: seria para a vinda ao Brasil?

O maior avião do mundo em voo hoje

Há cerca de um mês, acompanhamos a última missão cumprida pelo maior avião comercial do mundo, o ucraniano Antonov AN-225 Mriya, um projeto desenvolvido na época da União Soviética e com um só exemplar concluído, e que hoje é utilizado para transportes especiais que somente ele é capaz de fazer.

Na ocasião, o enorme jato de seis motores, 32 rodas e capacidade de até 250 toneladas de carga, contra apenas 150 toneladas de seu “irmão” menor AN-124 Ruslan (o segundo maior do mundo em capacidade de carga), foi contratado para uma jornada desde a Alemanha até a Namíbia para levar uma expressiva quantidade de ajuda humanitária.

Desde então, o AN-225 havia retornado para sua base em Kiev, na Ucrânia, e permanecido fora de operação por um mês.

Myroslav Kaplun, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

Agora, no entanto, o maior avião do mundo voltou ao céu e, talvez não por coincidência, isso acontece exatamente no momento em que a Antonov está em contato com um aeroporto brasileiro para a vinda do jato ao nosso país, e a data da “visita” parece já estar programada, conforme você verá nesta matéria.

Segundo os registros das plataformas online de rastreamento, o Mriya tinha pousado em Kiev no dia 10 de julho, e ontem, 11 de agosto, decolou para um voo local de teste de 24 minutos. E não foi só isso. Hoje, 12, mais um teste local de 24 minutos foi executado.

A seguir, você vê o registro do voo desta quinta-feira e, logo abaixo da imagem, um vídeo da decolagem do gigante fazendo um “tchauzinho” com seu balanço de asas, como tipicamente fazem seus pilotos ao decolarem de Kiev, por saberem que o singular avião sempre será filmado ao partir:

O voo de hoje do AN-225 – Imagem: RadarBox

Diante da movimentação da aeronave, suspeita-se que os testes estão sendo efetuados em preparação para o voo que deve ocorrer em breve ao Brasil.

A nova vinda do gigante ao Brasil

Como vimos no último domingo, o maior avião do mundo parecia estar muito próximo de vir ao Brasil, pois uma consulta oficial foi feita pela Antonov à administração do Aeroporto Internacional de Natal, em São Gonçalo do Amarante (RN).

Fontes próximas da Inframerica, concessionária do aeroporto, indicaram ao AEROIN que a administradora submeteu à ANAC documentos para análise, especialmente a Avaliação de Impacto sobre a Segurança Operacional (AISO) e o Procedimentos Específicos de Segurança Operacional (PESO). Dado seu tamanho e peso, o Antonov AN-225 requer um exercício extra dos administradores de aeroportos, a fim de garantir a segurança de sua operação.

Agora, embora detalhes ainda não tenham sido oficialmente publicados, novas informações dos bastidores da operação especial indicam que o momento previsto para a vinda do gigante ao Brasil são os dias 21 a 23 de agosto. Ressaltamos, no entanto, que ainda é necessário aguardar confirmação oficial das datas, podendo haver alterações.

Com a vinda do AN-225, a visita representará um retorno do jato após quase cinco anos. O Mriya já veio ao Brasil em duas oportunidades, em 2010 e em 2016. Você pode relembrar os detalhes das duas operações, em fotos e vídeos, clicando aqui.