Início Indústria Aeronáutica O quarto exótico Beluga XL realiza seus primeiros testes em voo

O quarto exótico Beluga XL realiza seus primeiros testes em voo

Roll-Out do Beluga XL

O quarto exemplar do mais novo cargueiro exclusivo da Airbus, o exótico Beluga XL, realizou pela primeira vez ontem, dia 20 de julho, testes em voo, partindo da sede da europeia em Toulouse, na França. A aeronave que será designada como XL4 havia passado por diversos testes em solo antes de alçar seu primeiro voo.

Segundo dados da plataforma RadarBox, a quarta aeronave do modelo, cujo projeto é uma modificação a partir do Airbus A330-200 cargueiro, decolou do Aeroporto de Toulouse-Blagnac às 10h01 (horário local) e realizou um voo de pouco mais de três horas e meia.

Assim como mostram os dados abaixo, o avião de transporte especial realizou algumas passagens a baixa aproximações e arremetidas para testes e depois prosseguiu em direção ao litoral sudoeste da França, passando pelas regiões de Bourdeaux e La Rochelle, além de um breve sobrevoo ao mar.

Trajetória do Beluga XL4 durante primeiro voo teste – Imagem: RadarBox

Através de sua conta oficial no Twitter, a Airbus publicou um vídeo do voo inaugural do Beluga XL4, mostrando em curtos takes desde a saída do cargueiro das instalações em Toulouse até sua decolagem.

Voando com a matrícula de testes F-WWCO, a quarta aeronave da nova geração de transporte especial da Airbus, após ser entregue, será registrada sob a matrícula F-GXLJ, como mostram os dados do Planespotters.

Até 2023, um total de seis aeronaves BelugaXL estarão operando entre as fábricas da Airbus espalhadas pela Europa. Lançado em novembro de 2014, o programa BelugaXL recebeu a Certificação de Tipo pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) em novembro de 2019, após uma intensa campanha de testes de certificação, que completou mais de 200 testes de voo, com mais de 700 horas.

Leia mais: