O que a Airbus está fazendo para que seu exótico Beluga polua menos a atmosfera

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Airbus deu o próximo passo na redução de sua pegada de carbono industrial com o voo inaugural de um supertransportador Beluga usando combustível de aviação sustentável (SAF) da fábrica da empresa em Broughton, no Reino Unido.

A planta do País de Gales, que usa a frota Beluga para transportar asas de aeronaves para Toulouse, Hamburgo e Bremen, torna-se a segunda unidade europeia da Airbus a usar SAF, depois que Hamburgo introduziu o combustível em suas atividades de carga no final de 2019.

“Este primeiro voo de um transportador Beluga de Broughton, parcialmente abastecido com SAF, é um marco importante na ambição da Airbus de descarbonizar suas operações industriais”, disse Tony Derrien, Gerente de Projeto de Combustíveis de Aviação Sustentável da Airbus.

“Combinado com nossa pesquisa em andamento sobre o potencial de 100% SAF em voos comerciais, a redução de combustíveis fósseis em nossas próprias operações reforça o compromisso da Airbus em diminuir o impacto de nossa pegada de carbono e contribuir para um futuro mais sustentável para o setor de aviação em geral”.

Combustíveis de aviação sustentável são atualmente certificados por reguladores para até 50% do uso em voos comerciais; a frota Beluga operando em Broughton será inicialmente carregada com uma mistura de 35% de combustível não fóssil, para reduzir as emissões de CO2 em mais de 400 toneladas nos próximos três meses.

O SAF usado pela frota da Beluga é feito de matérias-primas sustentáveis ​​usadas, como óleo de cozinha, e fornecido à Airbus em Broughton e Hamburgo pela Air bp.

Andy Owen, gerente de estação da linha Beluga em Broughton, acrescentou: “A implantação progressiva de combustíveis de aviação sustentáveis ​​nas instalações da Airbus é uma parte essencial de nosso roteiro de descarbonização. Estamos orgulhosos de que Broughton se tornou a segunda unidade da Airbus a introduzir o SAF em suas operações da frota Beluga”.

Informações da Airbus

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias