O que acontece na cabine de um Boeing 737 de carga durante um voo noturno no Brasil

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Depois de ter mostrado, em um raro vídeo, os detalhes da operação de um Boeing 727-200F durante um dos muitos voos cargueiros que ocupam os céus nas madrugadas do Brasil, o comandante e jornalista Robert Zwerdling, do Canal ASA do Youtube, embarcou dessa vez num outro clássico: o Boeing 737-400F da Modern Logistics.

Filmar operações cargueiras como essas, diretamente da cabine, é uma oportunidade bastante rara e traz detalhes pouco conhecidos dos bastidores de um modal de transporte aéreo cujo “passageiro” é a carga e que requer diferentes habilidades dos comandantes.

O voo

Zwerdling embarcou no voo 9730, de Porto Alegre a Guarulhos, em São Paulo, uma operação noturna que, naquele dia, foi realizada a bordo do Boeing 737-400F de matrícula PP-YBA, o primeiro a operar pela empresa sediada em Campinas.

Ao longo de 54 minutos, numa filmagem de alta qualidade e focada exclusivamente na operação, ele acompanha toda a rotina dos comandantes Pedro Luís de Andrade CANABARRO e PEDRO SALVATORI das Neves, desde o momento em que a carga está sendo embarcada no porão da aeronave até o pouso em São Paulo, passando por todo o roteiro do que acontece nesse ínterim, incluindo checklists, briefings e comunicações com a equipe de solo e o controle de tráfego aéreo.

O vídeo permite ao espectador sentir-se na cabine dos pilotos durante um voo tranquilo, numa noite de tempo bom e com grande visibilidade, o que permitiu testemunhar, lamentavelmente até um laser verde sendo apontado para a aeronave, nos 39 minutos de vídeo.

Para ver como tudo isso acontece, assista ao vídeo completo abaixo:

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Biden pode convencer a China a aprovar novamente o Boeing 737...

0
O governo americano estaria conversando ativamente com autoridades chinesas para que o jato Boeing 737 MAX seja recertificado no país.