O que esperar de “7500”, o mais novo filme de aviação a chegar no Amazon Prime

Cena do filme 7500

Antes de começar a falar, adiantamos que não há spoilers nesse texto, além daqueles que estão instalados nas asas do Airbus A319 do filme. Dito isto, vamos à nossa opinião sobre “7500”, um novo filme de aviação que entrou no catálogo do Amazon Prime no final de junho.

É importante destacar que esse é um novo filme de suspense dirigido por Patrick Vollrath, exclusivo do Amazon Prime, e que gira em torno do piloto americano Tobias Ellis (interpretado por Joseph Gordon-Levitt) e sua negociação, nem sempre vocal, com os sequestradores da aeronave que ele está comandando.

Para quem está familiarizado com a aviação, sabe que o código numérico “7500” é usado no transponder da aeronave quando o piloto detecta uma interferência ilícita a bordo.

Assim sendo, o filme é todo ambientado na cabine do avião e o único contato com o exterior acontece através do monitor instalado na cabine, que permite aos pilotos verem o que acontece atrás da porta do cockpit, além do interfone. Talvez essa seja a peça-chave para aumentar o grau de suspense, já que todas as decisões tomadas pelo piloto são baseadas no que ele consegue ver ou escuta através do fone.

A temática é interessante e a linguagem, assim como os procedimentos de comando da aeronave, são 99% fiéis à realidade, com poucas ressalvas. Só por isso já vale a pena assistir, já que nota-se o empenho da equipe de produção em trazer o máximo de realismo. Pode ser uma boa maneira de você, que gosta de aviação, mostrar a seus familiares como um avião é comandado.

No entanto, algumas das decisões tomadas pelos pilotos parecem fugir da realidade do treinamento que recebem, embora o diretor tenha apelado para o lado sentimental a fim de justificar a abertura da porta da cabine com sequestradores a bordo (OK, esse é o único spoiler).

Após muitas negociações e reviravoltas, o piloto consegue convencer os sequestradores sobre pousar a aeronave, embora a última parte do filme reserve uma dose extra de suspense, pois é difícil imaginar como seria possível pousar o avião naquelas condições. Vale assistir e tomar suas conclusões. Nós achamos factível, mas certamente haverá quem discorda. Além disso, acontece algo completamente inesperado com os sequestradores, que levam a um desfecho surpreendente (queria falar, mas não posso).

Enfim, dá uma olhada no trailer abaixo, recomendamos o filme “7500” como um bom divertimento num fim de semana de quarentena. Em termos técnicos, é um dos melhores filmes de aviação, mas a trama é morna.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias