O que vai acontecer com os 247 A380 do mundo?

A380 Air France
A Air France anunciou recentemente o destino dos seus 10 A380

As notícias sobre a aposentadoria prematura do Airbus A380 têm ganhado destaque na mídia. No entanto, a maioria dessas notícias trata isoladamente dos planos de empresa aérea para o super-jato e não dão um panorama geral da situação da frota atual de A380s do mundo.

Pensando nisso, preparamos um resumo do panorama geral sobre o destino dos 235 aviões que atualmente estão voando e dos 12 que ainda serão construídos antes do encerramento da produção.

Todos nós já aprendemos que o mundo está cada vez mais dinâmico, e a melhor solução para um problema hoje, pode já não ser a melhor solução amanhã. Novas variáveis entram em cena a cada segundo, inclusive na aviação. E, assim, toda essa mudança também contribuiu para mudar a forma como se fazem aviões e, sobretudo, como se fazem motores de aviões.

Airbus A380 Emirates
Airbus A380 da Emirates

Talvez, com as variáveis que a Airbus e o mercado dispunham há 30 anos, fizesse sentido construir um avião de dois andares. A bem da verdade, àquela época, foram muito mais os elogios do que as críticas à fabricante pela iniciativa. E, apesar da vida do modelo tender a ser muito mais curta do que a de outros modelos comerciais, é errado afirmar de que não trata-se de um avião de sucesso.

O fascínio do público pelo modelo é tamanho, a ponto da Emirates reconhecer que apenas o fato de colocar o super jato em uma rota já é motivo para atrair passageiros. E quem não se lembra do primeiro voo comercial do A380 para Guarulhos, acompanhado por milhares de pessoas, transmitido ao vivo para quase um milhão de espectadores e que o comandante até virou pop star?

A verdade é que ainda haverão muitos A380 por aí pelos próximos quinze anos e nem todas as empresas aéreas deram pistas sobre o seu futuro. Confira na tabela abaixo o que se sabe do destino dos A380 até o presente momento.

Algumas notas importantes:
1) O A380 da HiFly é um dos que foram aposentados pela Singapore
2) A Emirates informa que tem 123 encomendados, apesar de na planilha da Airbus constarem 162. Entendemos que a informação da Emirates é mais acurada.

A380 BA British

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.