Obras na pista do Santos Dumont já têm data e limitarão operações de Gol e Latam

Atualmente a pista auxiliar, que será usada enquanto a principal estiver em obras, está homologada para operar aeronaves até a categoria 3C. Desta forma, as operações da Latam ficam limitadas ao A319 e as da Gol ao Boeing 737-700.

© Cássio Vasconcellos

A Infraero informou nesta sexta (12) que entre os dias 24 de agosto e 21 de setembro, a pista principal do Aeroporto Santos Dumont (RJ) será fechada para obras de manutenção. Segundo a administradora, o início dos trabalhos, que estava previsto para 12 de agosto, foi alterado para que a Infraero pudesse realizar adequações na pista auxiliar, tendo sido essa uma exigência da ANAC a fim de liberar a operação de aeronaves comerciais no terminal carioca durante o período de fechamento da pista principal. 

Assim, companhias aéreas e aviação executiva poderão operar voos, respeitando restrições de peso e tamanho de aeronaves, e minimizando o impacto para os mais de 770 mil passageiros que passam por mês pelo terminal carioca. 

A decisão de manter as obras entre os meses de agosto e setembro também observa questões meteorológicas. Considerando a baixa incidência de chuvas na capital carioca entre esses meses, a probabilidade de interrupções nas obras da pista também é reduzida. Desde o início do ano, todo o escopo de planejamento da obra tem sido discutido com as companhias aéreas que operam no terminal. 

Para garantir o cumprimento do prazo de 29 dias para a execução dos trabalhos, serão alocadas equipes 24 horas por dia, 7 dias por semana. O fechamento da pista principal para as obras é necessário devido à complexidade da tecnologia aplicada ao pavimento: camada porosa de atrito que não permite emendas e, por isso, inviabiliza a realização dos trabalhos em períodos intercalados. A camada porosa de atrito melhora a performance do pouso e decolagem das aeronaves, bem como propicia melhor escoamento da água em dias de chuva. 

Planejamento 

As companhias aéreas já foram comunicadas sobre a data de início das obras no aeroporto de Santos Dumont e terão 45 dias para planejar e readequar a malha de voos no terminal. Informações sobre cancelamento ou transferência de voos para outros terminais devem ser obtidos diretamente com cada companhia aérea. 

Sobre as adequações e operações na pista auxiliar durante as obras

Atualmente a pista auxiliar está homologada para operar aeronaves até a categoria 3C, tais como Embraer E-190, Airbus A319 e Boeing 737-700. Além disso, a Infraero realizou adequações na pista auxiliar para tornar as operações ainda mais seguras, tais como reforma de cabeceira e implantação do sistema indicador de rampa (Precision Approach Path Indicator – PAPI). Por isso, o aeroporto Santos Dumont seguirá aberto à operação, pela pista auxiliar, durante os 29 dias em que a pista principal estiver em manutenção. 

Histórico 

A última vez que a pista do aeroporto passou por manutenção semelhante foi em 2009. À época, o Santos Dumont seguiu operando normalmente, também por meio da pista auxiliar. A expectativa dessa obra é que também tenha uma durabilidade de cerca de 10 anos, até uma nova manutenção. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

EUA confirmam financiamento para Argentina comprar os caças F-16

0
Os Estados Unidos anunciaram que estão concedendo à Argentina US$40 milhões de dólares para apoiar a modernização da defesa.