Obras no aeroporto de Caçador (SC) recebem sinal verde do Governo Federal

Imagem: Google Maps

O Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil, autorizou a licitação das obras de ampliação do Aeroporto Dr. Carlos Alberto da Costa Neves, em Caçador (SC). A previsão é que o edital de licitação seja publicado pelo Executivo Municipal nas próximas semanas. Após a contratação e assinatura da ordem de serviço, a empresa vencedora da concorrência pública terá 20 meses para executar os trabalhos.

Ao todo, serão investidos R$ 13.383.626,65 milhões – recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) – para a implantação de faixas de pista e áreas de segurança. A intenção inicial do município é manter no terminal a operação regular de aeronave comercial bimotora (ATR72) e, futuramente, também de aeronaves a jato.

As melhorias no terminal aeroportuário estão previstas no Termo de Compromisso n° 08/2020, firmado entre o MInfra e a Prefeitura Municipal de Caçador. Pelo acordo, a União assumiu 100% dos recursos necessários à obra e o Executivo local, as desapropriações – de cerca de 450 mil metros quadrados – e a elaboração dos projetos, contratados junto à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

MELHORIAS – Paralelamente às obras de terraplanagem para implantação de faixas de pista e áreas de segurança, haverá a ampliação da área patrimonial do aeroporto e serão executadas obras de drenagem e construção de nova cerca operacional.

Hoje restrita a 1.625 metros, a área de pouso e decolagem vai incorporar o espaço dos recuos de cabeceiras, passando a operar com 1.800 metros no total. Com isso, o aeroporto de Caçador terá uma das maiores pistas de pouso e decolagem de Santa Catarina.

A obra é fundamental para impulsionar a economia do município, polo industrial regional do meio-oeste catarinense, e com vocação para se tornar um importante entroncamento logístico do Sul do país.

Informações do MInfra

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Governo do Japão revela plano para que o país volte a...

0
O governo do Japão revelou um plano para colaborar com o setor privado na criação de uma aeronave de passageiros de próxima geração.