Início Empresas Aéreas O que ocorreu com o Antonov 225, que deixou de voar desde...

O que ocorreu com o Antonov 225, que deixou de voar desde a última sexta-feira?

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Se você é um apaixonado por aviação, ou apenas um admirador do maior avião comercial do mundo, talvez tenha notado que, depois de cerca de 2 meses de uma rotina intensa de voos entre a Ásia e Canadá ou Europa, o Antonov AN-225 desapareceu dos radares desde a última sexta-feira, 12 de junho.

AN-225 Motores
Motores da asa esquerda do AN-225 – Imagem: Larske [CC]

Conforme havíamos mostrado em meados de março, o gigante cargueiro havia ficado parado por 18 meses para um extenso processo de manutenção e atualização de sistemas, porém, desde que retomou os voos comerciais, em 11 de abril, não parou por mais do que alguns dias em seu apoio ao combate à Covid-19, transportando volumosos carregamentos de caixas de suprimentos médicos.

Agora, porém, a aeronave de 6 motores e 250 toneladas de capacidade de carga paga pousou no último dia 12 para não mais decolar até hoje e ainda pelos próximos dias. Mas, não se preocupe, o gigante não deixou os céus.

Segundo reportou o portal Transponder1200, a Antonov Airlines, divisão da fabricante Antonov Company que opera os serviços comerciais do AN-225 da empresa ucraniana, informou que “em 10 dias, após concluir as verificações técnicas e a extensão do Certificado de Aeronavegabilidade, o An-225 Mriya estará novamente disponível no mercado comercial para novos fretamentos”.

Ou seja, o Antonov tem agora um merecido período de descanso até a próxima segunda-feira. Ele está em Kiev, base da companhia, onde passa por serviços de seu programa periódico de manutenção, além de verificações exigidas pela autoridade aeronáutica quanto à Aeronavegabilidade do jato, ou seja, quanto a sua adequação aos padrões mínimos regulamentares exigidos.

FlightRadar24 Voo Antonov 225 Kiev Manutenção
Radar mostra o Antonov 225 retornando a Kiev na sexta-feira – Imagem: FlightRadar24

Avião Antonov AN-225

Durante todo o período de voos desde 11 de abril, tem-se notícia de apenas um problema técnico relevante que chegou a causar uma parada não programada do AN-225. Foi no final de maio, quando ele precisou trocar uma bomba de combustível em uma das passagens pelo Canadá.

Enquanto o Antonov não ganha os céus novamente, aproveite para ver, nas várias matérias abaixo, os detalhes sobre o que foi feito na longa parada recente de 18 meses, bem como outras curiosidades sobre o gigante.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.