Oito países se unem e pedem que Europa exija uso de combustíveis verdes na aviação

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Ministros de oito países europeus pediram à Comissão Europeia que impulsione a adoção de combustíveis sustentáveis ​​para aviação (SAFs), exigindo que sejam misturados ao querosene, uma medida que eles dizem reduzirá as emissões do setor.

Os representantes da Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Suécia emitiram uma declaração conjunta na segunda-feira, 8 de fevereiro, pedindo ao executivo da União Europeia (EU) para exigirem a adoção de combustíveis de aviação sustentáveis.

“Nós, os Estados Membros acima mencionados, vemos o uso de SAF como um dos caminhos mais alcançáveis ​​e eficazes para reduzir os efeitos climáticos do setor de aviação no curto prazo”, diz a declaração.

“A infraestrutura atual em nível de aeroporto é suficiente para que as companhias aéreas não sejam confrontadas com mudanças significativas em suas operações e uma obrigatoriedade de mistura possa ser implementada rapidamente”, argumentam na declaração os 8 países.

A aposta é que uma porcentagem obrigatória de mistura estimulará o investimento em combustíveis verdes e aumentará a oferta, tornando os combustíveis mais competitivos.

A declaração vem antes da publicação da iniciativa ReFuelEU, que irá traçar um quadro para descarbonizar a indústria da aviação, incluindo o estabelecimento de requisitos para o uso de SAFs. Espera-se que seja publicado pela Comissão Europeia ainda neste primeiro trimestre de 2021.

O pedido conjunto foi apresentado em um evento online organizado por Cora van Nieuwenhuizen, a ministra holandesa de infraestrutura e gestão da água.

Falando no evento, a comissária europeia de transportes Adina Vălean destacou o potencial “impressionante” dos SAFs, observando sua compatibilidade com as aeronaves de hoje. Sua produção “não representa ameaça” ao uso da terra ou às reservas de água, acrescentou ela.

Vários palestrantes no evento referiram a severa crise que a indústria da aviação enfrenta como resultado da COVID-19, mas enfatizaram que qualquer recuperação deve ser feita de forma sustentável.

Veja a seguir a declaração traduzida na íntegra (para acessar a original em inglês, clique aqui).

Declaração Conjunta sobre Combustíveis de Aviação Sustentáveis

Apoiada pela Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Suécia

Apesar da atual pandemia e de seus impactos sem precedentes na indústria da aviação, é de extrema importância que a recuperação econômica não resulte em retrocessos na redução das emissões de gases de efeito estufa.

A recuperação deve ser acompanhada por uma aceleração da transição ambiental da indústria, a fim de atingir os objetivos climáticos da Europa e tornar a aviação mais resistente e preparada para o futuro.

Os combustíveis sustentáveis ​​para a aviação (SAF) terão um papel significativo na redução da pegada de carbono do setor da aviação nas próximas décadas.

Tecnologicamente, o uso imediato de SAF por meio de mistura já é possível. A infraestrutura atual em nível de aeroporto é suficiente para que as companhias aéreas não sejam confrontadas com mudanças significativas em suas operações e um mandato de mistura possa ser implementado rapidamente.

Nós, os Estados Membros acima mencionados, vemos o uso de SAF como um dos caminhos mais alcançáveis ​​e eficazes para reduzir os efeitos climáticos do setor da aviação no curto prazo.

Por isso:

Apoiamos o objetivo da Comissão Europeia de impulsionar a oferta e a procura de SAF na EU de forma a criar condições favoráveis ​​para aumentar a produção e implantação de SAF com base em critérios de sustentabilidade robustos. O potencial dos combustíveis sintéticos para aviação, além dos biocombustíveis sustentáveis ​​avançados, é claro. O desafio é aproveitar o momento atual, fornecendo uma perspectiva clara de longo prazo, a fim de contribuir para um mercado SAF escalável. Um mandato europeu de mistura para SAF pode conseguir isso

Exortamos a Comissão Europeia a continuar a estimular e a incentivar a absorção de combustíveis sustentáveis ​​para a aviação, incluindo combustíveis sintéticos, através de programas de financiamento ao abrigo do quadro financeiro existente.

Damos as boas-vindas à iniciativa Aviation ReFuelEU como um ponto de partida para uma maior coordenação da UE de modo a assegurar uma agenda integral e eficaz a longo prazo sobre a aviação sustentável.

Sr. Engelbrecht, Ministro dos Transportes, Dinamarca
Sr. Harakk, Ministro dos Transportes e Comunicações, Finlândia
Sr. Djebbari, Ministro de Estado dos Transportes, França
Sr. Scheuer, Ministro dos Transportes e Infraestrutura Digital, Alemanha
Sr. Bausch, Ministro da Mobilidade e Obras Públicas, Luxemburgo
Sra. Van Nieuwenhuizen, Ministro de Infraestrutura e Gestão da Água, Holanda
Sr. Pedro Saura, Secretário de Estado dos Transportes, Espanha
Sr. Eneroth, Ministro da Infraestrutura, Suécia

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Com avião da Mônica, recomeçam os voos de passageiros no SJK...

0
O Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf, também conhecido como SJK Airport, acaba de voltar a contar com voos comerciais de