De olho nas concessões, Cascavel (PR) busca entregar seu aeroporto à Infraero

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Prefeitura de Cascavel

A cidade de Cascavel, próxima de Foz do Iguaçu, no oeste do estado do Paraná, está se preparando para repassar seu aeroporto à empresa estatal Infraero, com foco em fazer com que o terminal aéreo seja repassado à iniciativa privada através das concessões que estão sendo realizadas pelo governo federal brasileiro.

A informação é do jornal Gazeta do Povo, que informou na sexta-feira, 23 de abril, que o prefeito da cidade, Leonaldo Paranhos, está procedendo com o acerto de um convênio com a empresa de infraestrutura aeroportuária. O objetivo é que a Infraero administre o aeroporto municipal por cerca de um ano, período em que a mesma dará continuidade às reformas que já têm sido feitas pela prefeitura no aeroporto, deixando-o preparado para a inclusão em uma rodada de concessão.

O Aeroporto Municipal Octacílio Mion de Cascavel estreou seu novo terminal de passageiros em dezembro passado, com voos de Azul Linhas Aéreas e da Gol Linhas Aéreas.

O novo espaço, com uma estrutura de mais de 6 mil m² de área construída, foi projetado com dois pavimentos (448,67 m² para embarque e 411,64 m² para desembarque no térreo, e mais 1.184,97 m² de embarque/desembarque no piso superior), contando ainda com cinco portões, duas pontes de embarque (fingers), mobiliário aeroportuário, equipamentos de informática, novas esteiras e quatro balcões de check-in.

Além disso, oferece praça de alimentação com dois restaurantes, quiosque de café na sala de embarque e desembarque, dispõe de área externa para comercialização de locadoras de veículos, agências de viagens e guarda-volumes, além de contar com mirante para visitação.

Imagem: Prefeitura de Cascavel

Imagem: Prefeitura de Cascavel

Fora o terminal, as obras também resultaram em novo pátio de aeronave e nova taxiway, restando apenas o nivelamento lateral da pista, que, segundo o prefeito, está sendo feito com equipamentos próprios da prefeitura de Cascavel.

Apesar dessa ampliação, no entanto, o prefeito declarou que o crescimento do aeroporto faz com que a concessão seja necessária para tornar possível acompanhar as normas rigorosas da aviação, através dos investimentos da iniciativa privada.

Pelo convênio com a Infraero, mais algumas melhorias deverão ser implantadas, bem como deverá ser feito o planejamento para a construção de um terminal de cargas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Começa amanhã a venda de passagens aéreas da nova empresa aérea...

0
O Grupo Lufthansa informa hoje que sua mais nova companhia aérea, a Lufthansa City Airlines, iniciará suas operações aéreas em 26 de junho.