Onde está o próximo e maior avião rosa da Azul Linhas Aéreas?

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Nos últimos meses de 2020, após o longo congelamento da aviação mundial por conta da Covid-19 e a vagarosa retomada das viagens aéreas, vimos que a Azul Linhas Aéreas finalmente recebeu os dois novos Airbus A330-900 (A330neo) que já estavam prontos desde o início daquele ano, mas cujas entregas haviam sido postergadas pela crise.

As aeronaves de matrículas PR-ANW e PR-ANX foram transladadas para o Brasil, respectivamente, nos dias 5 e 16 de novembro, e juntaram-se aos já entregues A330neo registrados como PR-ANY e PR-ANZ.

Ao mesmo tempo, mais especificamente no final de novembro, vimos também que o último avião da encomenda de 5 unidades deste modelo, o PR-ANV, teve sua fabricação concluída.

Ostentando a pintura da campanha do Outubro Rosa, o maior avião cor-de-rosa da história da Azul tinha feito seu primeiro teste de corrida de pista no dia 25 daquele mês e seu primeiro voo já no dia seguinte, 26. Veja a seguir um vídeo que registrou um teste de rejeição de decolagem em solo, bem como o primeiro voo, que contou com uma arremetida na curta final de pouso:

Desde então, por onde anda o jato? Será que avançou nos testes e já se encontra pronto para ser entregue à companhia brasileira?

Fizemos uma verificação sobre o histórico desde novembro do PR-ANV, que na Airbus utiliza o registro provisório F-WWYO, e trazemos a você uma atualização sobre o status da aeronave.

Segundo os registros operacionais do A330-900, aquele primeiro voo de teste com numeração AIB01YO no dia 26 de novembro, decolando e pousando no próprio aeroporto de Toulouse, na França, onde fica a linha de produção do modelo, durou 3 horas e 20 minutos.

O primeiro voo do PR-ANV – Imagem: FlightRadar24

Depois, o jato rosa decolou novamente no dia 4 de dezembro no voo de número AIB02YO. Mais uma vez retornando ao próprio aeroporto de Toulouse, foram 2 horas e 16 minutos de teste.

O segundo voo do PR-ANV – Imagem: FlightRadar24

Por fim, em 12 de dezembro, o F-WWYO executou o voo AIB03YO, pousando mais uma vez no aeroporto sede da Airbus após 1 hora e 24 minutos desde a partida.

O terceiro voo do PR-ANV – Imagem: FlightRadar24

Desde então, o A330 não mais decolou de Toulouse, porém, este último voo conta com um diferencial importante. Ele está registrado como “Customer Acceptance Flight”, ou seja, Voo de Aceitação do Cliente. Isso indica que a Azul Linhas Aéreas acompanhou este teste para verificar se a aeronave cumpre com todos os requisitos necessários à entrega.

Portanto, após exatas 7 horas de voos desde a primeira decolagem em 26 de novembro, o PR-ANV parece estar pronto para decolar rumo ao Brasil. Quando será que ele chega? Façam suas apostas!

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boeing diz não ter pressa para remediar os problemas do 787

0
A Boeing declarou que levará todo o tempo necessário para resolver os problemas de sua produção do 787, ainda que isso continue a atrasar