oneworld se diz desapontada com saída da Latam

Um dos primeiros efeitos diretos da compra de 20% da LATAM pela Delta, seria a saída da aliança oneworld, o que se confirmou no final da noite de ontem (26).

Airbus A321 LATAM oneworld

Com a saída da Latam, a aliança oneworld agora passa a contar co. 12 companhias aéreas: American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar, Royal Jordanian, S7 Airlines, SriLankan Airlines, Fiji Airways e Royal Air Maroc.

Foi a LATAM que notificou a oneworld sobre sua saída, pouco antes de divulgar a parceria com a Delta. A aliança, por sua vez, afirmou que está desapontada com a decisão mas respeita. Também informou que foi de grande valor a participação da empresa no grupo ao longo dos anos e que deseja o melhor para a Latam.

Vai deixar saudades

A então LAN Chile entrou na aliança em 2000, um ano após sua criação, sendo um dos membros mais antigos. Com a fusão com a Tam, então membro da Star Alliance, concluída em 2014, acabou por prevalecer a oneworld devido a maior participação dos chilenos na fusão.

A oneworld destaca que, apesar da saída, os benefícios para os clientes da Latam continuam os mesmos até a transição completa, o que pode demorar mais de ano. Até lá, os clientes da aérea latina continuarão a pontuar nas empresas da aliança através do Latam Fidelidade, podendo inclusive acessar os benefícios da aliança, como o uso das salas VIP dos parceiros, dentre outros.

Futuro no time dos céus?

Vale lembrar que a Latam não oficializou a entrada na Skyteam, mas todo o mercado aponta para isso, já que a aliança é liderada pela Delta.

Um fato interessante é que a Aerolíneas Argentinas é membro da Skyteam, e existe a LATAM Argentina. Juntas elas detém mais de 80% do mercado aéreo argentino. Podemos chegar a uma situação de ter ambas na mesma aliança.

A Skyteam é formada pela Aeroflot, Aerolíneas, AeroMéxico, Air Europa, Air France, Alitalia, China Airlines, China Eastern, Czech Airlines, Delta, Garuda Indonesia, Kenya Airways, KLM, Korean Air, Middle East Airlines, Saudia, TAROM, Vietnam Airlines e Xiamen Air.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos