Operadora de aeroportos brasileiros realiza Semana de Diversidade e Inclusão

De 30 de agosto a 03 de setembro, empresas do grupo VINCI no Brasil realizaram a 1ª Semana da Diversidade e Inclusão, com o objetivo de formar colaboradores, fomentar o debate, compartilhar boas práticas e fortalecer o compromisso com a inclusão e a diversidade na organização.

Aeroporto Internacional de Salvador – Imagem: Salvador Bahia Airport / VINCI Airports

É a primeira vez que todas as empresas do grupo no país realizam um evento conjunto para promover a diversidade, um dos valores centrais de seu Manifesto.

Resultado de uma parceria entre VINCI Concessions, VINCI Airports, VINCI Energies e INTECH, a Diversity & Inclusion Week conectou mais de 400 pessoas diariamente via streaming.

O treinamento foi conduzido por Simone Soares Bianche, fundadora da SSB Consultoria, consultora da ONU Mulheres, e conselheira e parceira estratégica da Iniciativa Empresarial para a igualdade racial. Os preconceitos, a empatia e um ambiente de trabalho inclusivo foram os principais temas, além de discutir a diversidade e a inclusão no cotidiano das pessoas.

O diretor de Inclusão e Diversidade do Grupo VINCI, Tanguy de Belair, foi o anfitrião da abertura do evento, ao lado de: Jean-Michel Lang, CEO da VINCI Energies no Brasil; Julio Ribas, CEO do Salvador Bahia Airport; Jonathan Royer-Adnot, CEO da Spiecabag Intech; e da convidada de honra Jaqueline Saad, diretora executiva da Câmara de Comércio Brasil-França do Rio de Janeiro.

Tanguy de Belair lembrou que o Brasil – onde operam as quatro principais linhas de negócios da VINCI (concessões, energia, construção e aeroportos) – é o terceiro país com melhor classificação em termos de população gerencial com equilíbrio de gênero da VINCI, conquista que ele considera “inspiradora”.

“Vocês têm sido abertos, transparentes e humildes ao embarcar e sustentar a inclusão de equipes diversas. Agradeço esse marco significativo”, comentou Tanguy sobre o Brasil, o 13º país em número de funcionários – 3.246 no total – entre os 120 países onde a VINCI atua.

A iniciativa está alinhada ao compromisso do grupo VINCI com a diversidade e a inclusão, buscando promover uma cultura de paz, respeito ao plural e convivência com as diferenças. Além disso, dialoga com as empresas do próprio grupo, que empregam uma força de trabalho diversificada, reunindo mais de 220 mil pessoas.

VINCI e diversidade

Além do compromisso com a diversidade, o grupo mantém um plano de ação permanente para promover o respeito e a valorização da equidade. Desde o início da concessão em 2018, o Aeroporto de Salvador, na Bahia, conta com um Comitê de Diversidade, composto por colaboradores que propõem projetos para torná-lo um local cada vez mais inclusivo para sua força de trabalho e para os passageiros, trabalhando em temas como gênero, questões raciais, migrações, população LGBTQIA+, entre outros.

Além do Aeroporto de Salvador, a VINCI arrematou os aeroportos do bloco Norte no mais recente leilão nacional de aeroportos, realizado em abril deste ano.

Informações do Salvador Bahia Airport

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias