Início Mercado

Os cinco maiores aeroportos da Europa juntos poluem mais do que a Suécia

flying airplane
Foto de Lucas Allmann on Pexels.com

Os cinco maiores aeroportos da Europa, combinados, poluem mais o planeta do que a toda a economia sueca, a qual possui uma política firme de redução e neutralização de emissões de CO2mostra um novo estudo do Airport Tracker.

O rastreador de emissões de aeroportos foi criado pela ODI Transporte e Meio Ambiente (T&E) e pelo Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), e revelou, pela primeira vez, exatamente quanto CO2 é liberado dos aviões que saem dos aeroportos.

Os voos de passageiros com partida de Londres, Paris, Frankfurt, Amsterdã e Madrid emitem 53 milhões de toneladas de CO2, contra 45 milhões da Suécia. Os números são considerados pós-compensações de carbono.

Gráfico: euronews

Jo Dardenne, gerente de aviação da T&E, disse: “Ao contrário dos carros ou usinas de energia, a maioria das emissões dos voos são liberadas fora das fronteiras da Europa, deixando grande parte das emissões dos aeroportos europeus escandalosamente esquecida. Todos os voos devem ser incluídos no sistema de comércio de emissões, não apenas aqueles na Europa”.

O estudo mostra que cerca de 80% das emissões do aeroporto de Paris – Charles de Gaulle, por exemplo, vêm de voos de longo curso, enquanto a maioria que parte de aeroportos menores, como Cracóvia, são de curta distância. A poluição dos aeroportos pequenos é, portanto, mais tributada do que a dos maiores, que atendem a voos mais longos e de maior emissão.

Essas emissões de carbono não documentadas e não tributadas são importantes quando se considera as expansões dos aeroportos, diz a análise. As emissões do setor de aviação cresceram 5% ao ano de 2013 a 2018, atingindo 2,5% das emissões globais de CO2 – o 7º maior emissor globalmente, se a aviação fosse um país.

Jo Dardenne concluiu: “Agora podemos ver a extensão alarmante das emissões dos aeroportos e está claro que o setor de aviação não está fazendo o suficiente para conter sua poluição. Não podemos justificar a expansão dos aeroportos neste momento de crise climática”.

Todos os principais aeroportos mencionados têm planos de expansão, principalmente Londres – Heathrow. O maior aeroporto de Londres é responsável pela segunda maior emissão de aeroportos do mundo (perde apenas para Dubai). Suas 16,2 milhões de toneladas de CO2 a cada ano equivalem a 8,1 milhões de carros.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile