Os novos aviões Caravan pousam na base da Azul Conecta, veja a chegada em vídeo

O Caravan PS-CNA, em cena do vídeo abaixo

Como vínhamos acompanhando nas últimas semanas, dois aviões turboélices novinhos estavam se deslocando desde o dia 30 de setembro a partir da fábrica, nos Estados Unidos, até o Brasil, para integrarem a frota da Azul Conecta, divisão sub-regional da Azul Linhas Aéreas.

Agora, após uma longa jornada de voo com 11 paradas até a entrada no Brasil, por Belém, e mais três outras paradas em aeroportos ao longo do território nacional, ambos finalmente chegaram nesta última sexta-feira, 15 de outubro, à base da Conecta no Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí (SP).

Com diferença de cerca de 10 minutos entre si, os pousos foram registrados pelo canal “Aeroporto De Jundiaí-SP“, incluindo a frequência de comunicações entre os pilotos e o controlador de tráfego aéreo:

Como tínhamos apresentado previamente, o deslocamento dos dois Cessna C208 Grand Caravan EX, de matrículas PS-CNA e PS-CNT, entre Wichita, nos Estados Unidos, e a chegada ao Brasil por Belém, no Pará, contou com 11 escalas nos aeroportos de:

– Independence, Meridian, Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos;

– Providenciales, nas Ilhas Turks & Caicos;

– Punta Cana, na República Dominicana;

– The Valley, em Anguilla;

– St. George, em Granada; e

– Georgetown, na Guiana.

O pouso das duas aeronave em Belém foi registrado na manhã da última terça-feira, 12 de outubro, e então elas partiram no dia seguinte, 13, para mais duas paradas nacionais nos aeroportos de Carajás, no Pará, e de Brasília, no Distrito Federal. No dia 14, foi a vez do trecho entre a capital nacional e o Aeroporto de Confins, na grande Belo Horizonte, e finalmente na sexta-feira, 15, foi cumprida a rota final até Jundiaí.

Como se nota, uma das aeronaves apresenta a pintura rosa que a Azul Linhas Aéreas aplica em alguns de seus aviões para a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama.

O Grand Carvan C208EX apresenta alguns avanços que o tornam ainda mais eficiente e seguro em relação ao modelo C208B atualmente utilizado na frota da Azul Conecta, como sistemas mais modernos no cockpit, hélice quadripá ao invés de tripá, entre outros.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias